Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18937
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Jornada da criança: o gênero RPG como estratégia interdisciplinar pós-quarentena
Título(s) alternativo(s): Journey of the child: the RPG genre as an interdisciplinary strategy postquarentine
Autor(es): Amaral, Pedro Gabriel Viana do
Data do documento: Set-2022
Resumo: O presente artigo buscou compreender as relações com o saber que crianças de 7-8 anos, que cursavam o 2º ano do ensino fundamental, constroem ao jogar e brincar de RPG; narrar sobre um projeto interdisciplinar baseado na elaboração de um jogo de RPG; e analisar as potências e limites desta jornada. A partir da perspectiva metodológica das relações com o saber em paralelo a uma pesquisa-ação, foi possível compreender que, a medida que as crianças mostravam menos desavenças e percebiam que precisavam um do outro para cumprir as missões e enfrentar os “chefões”, aprender novos saberes se mostrou possível, mas apenas quando os sujeitos se inscreveram nestes saberes e, neles, estabeleceram identidades – consigo e com o grupo.
Abstract: This article aimed to understand the relationships with knowledge that children aged 7-8 years, attending the 2nd year of elementary school, build when playing and playing RPG; to narrate about an interdisciplinary project based on the elaboration of a RPG game; and analyze the powers and limits of this journey. Through the methodological perspective of relations with knowledge in parallel to an action research, it was possible to understand that, as the children showed less disagreements and realized they needed each other to accomplish the missions and face “the bosses”, learning new knowledge proved possible, but only when the subjects inscribed themselves in this knowledge and, in it, established identities - with themselves and with the group.
Palavras-chave: RPG
Interdisciplinaridade
Relações com o saber
Interdisciplinarity
Relations with knowledge
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18937
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JornadaCriancaRPGEstrategiaInterdisciplinar.pdf233,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.