Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Pedro Gabriel Viana do-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:58:58Z-
dc.date.available2024-01-19T22:58:58Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18938-
dc.description.abstractThis article aimed to understand how children of the 1st and 3rd grades of elementary school relate to the knowledge of the games and handball, respectively themed in Physical Education classes, through oral, written and iconographic narratives; analyze what mobilizes them to want learning a certain knowledge; and verify the limits of these relationships. Through the theoretical and methodological perspective of the relations with knowledge by Charlot (2000) and the field of narrative and autobiographical research, it was possible to understand that, when narrating about their experiences, the children presented some clues about the importance of the relations with the other as a mobilizer of the desire to learn a knowledge. Their poetic relationships of corporeality emerge from their interpretations and re-significations of the epistemic knowledge, revealing the construction of an identity relationship with knowledge.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectRelações com os saberespor
dc.subjectJogos e brincadeiraspor
dc.subjectHandballpor
dc.subjectRelations with knowledgeeng
dc.subjectGames and playeng
dc.titleRelações com os saberes das crianças: experiências poéticas da corporeidadept_BR
dc.title.alternativeRelationships with children's knowledge: poetic experiences of corporealitypor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo buscou compreender como crianças do 1º e 3º ano do ensino fundamental se relacionam com os saberes do brincar e do handebol, respectivamente tematizados nas aulas de Educação Física, por meio de narrativas orais, escritas e iconográficas; analisar o que as mobiliza a desejar aprender determinado saber; e verificar os limites destas relações. Por meio da perspectiva teórico-metodológica das relações com o saber de Charlot (2000) e do campo da pesquisa narrativa e autobiográfica, foi possível compreender que, ao narrar sobre suas experiências, as crianças apresentaram pistas sobre a importância das relações com o outro enquanto mobilizador do desejo de aprender um saber. Suas relações poéticas da corporeidade emergem de suas interpretações e ressignificações dos saberes epistêmicos, revelando a construção de uma relação identitária com o saber.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelacoesSaberesCriancas.pdf358,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.