Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBlet, Luz Mariana-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:59:17Z-
dc.date.available2024-01-19T22:59:17Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18939-
dc.description.abstractEste estudio aborda la experiencia pedagógica del periódico escolar Medios y Diversidades, desarrollado colectivamente con alumnos de los primeros años de la escuela primaria, en la Escuela Social Marista Lúcia Mayvorne, en Florianópoolis, Santa Catarina, Brasil. El presente trabajo pretende abordar la creación del periódico escolar y el uso de la educación mediática desde una perspectiva educativa emancipadora y decolonial. Para ello, se utilizan como principales bases teóricas los trabajos de Ballestrin (2013), Hall (2000), Silva (2000) y Fantim (2006), sobre perspectivas decoloniales en América Latina, los conceptos de cultura, identidad y educación mediática, respectivamente.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectMídia-educaçãopor
dc.subjectPráticas decoloniaispor
dc.subjectJornal escolarpor
dc.subjectEducación mediáticaspa
dc.subjectPrácticas decolonialesspa
dc.subjectPeriódico escolarspa
dc.titleMídia, educação e decolonialidade: a experiência pedagógica do jornal escolar Mídias e Diversidadept_BR
dc.title.alternativeMedios, educación y decolonialidad: la experiencia pedagógica del periódico escolar Medios y Diversidadspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a experiência pedagógica do jornal escolar Mídias e Diversidade, desenvolvido coletivamente com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, do Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O presente trabalho visa abordar a realização do jornal escolar e o uso da mídia-educação sob uma perspectiva educativa emancipadora e decolonial. Para tanto, utiliza-se como principal embasamento teórico as obras de Ballestrin (2013), Hall (2000), Silva (2000) e Fantim (2006), sobre as perspectivas decoloniais na América Latina, os conceitos de cultura, identidade e mídia-educação, respectivamente.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MidiaEducacaoDecolonialidade.pdf128,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.