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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18945
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Maria Graziela Correia dos | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T23:01:02Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T23:01:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18945 | - |
dc.description.abstract | El trabajo tiene como objetivo instigar al estudiante a reconocer la existencia, principalmente a partir de dichos dados por algunos de los personajes del libro O Primo Basílio, del habla masculina que abarcó desde la Edad Media hasta el siglo XIX. Para ello, se utilizaron las teorías de Carraher (2011), Imbernon (2000), Casagrande (1990), Pellegrini (2007), la perspectiva de Sodré (2004), Regina Jardim (2009), ya que ella plantea la sumisión de la mujer a la iglesia en el siglo 19; Hall (1996), quien puntualiza el significado de ideología; Orlandi, quien trae la importancia de considerar la materialidad discursiva; y, no menos importante, partes del libro O Primo Basílio de Eça de Queiroz, que señalan el uso del habla masculina por parte de los personajes. Los resultados encontrados muestran que la escuela puede mostrar a los estudiantes, a través de la literatura, nociones de lo real, haciéndolos desarrollar un sentido crítico y transformar el discurso. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Machismo | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | O Primo Basílio (Romance) | por |
dc.subject | Mujer | spa |
dc.title | Apresentando aos alunos a masculinidade presente na idade média, no século XIX e na obra de Eça de Queiroz: O Primo Basílio | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem como objetivo instigar o aluno a reconhecer a existência, principalmente a partir de dizeres proferidos por alguns dos personagens do livro O Primo Basílio, do discurso masculino que foi da Idade Média ao século XIX. Para isso, usou-se das teorias de Carraher (2011), Imbernon (2000), Casagrande (1990), Pellegrini (2007), a perspectiva de Sodré (2004), Regina Jardim (2009), já que ela traz sobre a submissão das mulheres à igreja no século XIX; Hall (1996), que pontua o significado de ideologia; Orlandi, que traz a importância de considerar a materialidade discursiva; e, não menos importante, partes do livro O Primo Basílio de Eça de Queiroz, apontando o uso do discurso masculino pelos personagens. Os resultados encontrados trazem que a escola pode mostrar aos alunos, através da literatura, noções do real, fazendo estes desenvolverem o senso crítico e transformar o discurso. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ApresentandoAlunosMasculinidade.pdf | 122,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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