Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18963
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A capoeira na educação física escolar: vivências e formações que permeiam a práxis pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Capoeira in school physical education: experiences and training that permeate pedagogical praxis |
Autor(es): | Castro, José Davi Leite Venâncio, Luciana |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | A capoeira atravessa a construção urbano-social brasileira, sendo marca histórica das invisibilizações e desigualdades ligadas aos seres escravizados. Após embates para sua legalização e valorização, hoje ela se encontra junto à Educação Física (EF), compondo os documentos curriculares da área. Sendo a constituição identitária do ser professor(a) um complexo sistema que envolve múltiplos campos, que não apenas o acadêmico, o objetivo do trabalho, de natureza qualitativa, foi de investigar e compreender as influências da capoeira na vida e na prática pedagógica de três professores(as) de EF escolar. Para tal, utilizamos de entrevistas narrativas, com base em questionário semiestruturado. Deste modo, as influências geradas pela capoeira foram perceptíveis nas narrativas docentes, em diversas esferas e vivências, inclusive com a EF, onde uma troca mútua e constante entre a capoeira e a academia haveria propiciado o desenvolvimento de características de ordem didática e pedagógica atreladas às relações com a capoeira, além de, reafirmado, a importância d.a existência, persistência e resistência do tema dentro da EF escolar, das instituições de ensino e dos documentos curriculares, junto a sua abordagem de forma crítica, reflexiva e experimental. |
Abstract: | Capoeira crosses the Brazilian social construction, being a historical mark of invisibility and inequalities to the enslaved beings. After struggles for its legalization and valorization, today it is inserted in to Physical Education (PE), composing the curricular documents of the area. Considering that the identity constitution of being a teacher is a complex system that involves multiple fields, not just the academic one, the purpose of the study, of a qualitative nature, was to investigate and understand the influences of capoeira in the life and pedagogical practice of three teachers of school physical education. To this end, we used narrative interviews, based on a semi-structured questionnaire. In this way, the influences generated by capoeira were perceptible in the teaching narratives, in different spheres and experiences, including PE, where a mutual and constant exchange between capoeira and the academy would have propitiated the development of didactic and pedagogical characteristics linked to the relationships with capoeira, in addition to reaffirming the importance of the existence, persistence and resistance of the theme within school PE, teaching institutions and curricular documents, together with its approach in a critical, reflective and experimental way. |
Palavras-chave: | Capoeira Narrativas docentes Educação física escolar School physical education |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18963 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CapoeiraEducacaoFisicaEscolar.pdf | 156,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.