Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18963
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A capoeira na educação física escolar: vivências e formações que permeiam a práxis pedagógica
Título(s) alternativo(s): Capoeira in school physical education: experiences and training that permeate pedagogical praxis
Autor(es): Castro, José Davi Leite
Venâncio, Luciana
Data do documento: Set-2022
Resumo: A capoeira atravessa a construção urbano-social brasileira, sendo marca histórica das invisibilizações e desigualdades ligadas aos seres escravizados. Após embates para sua legalização e valorização, hoje ela se encontra junto à Educação Física (EF), compondo os documentos curriculares da área. Sendo a constituição identitária do ser professor(a) um complexo sistema que envolve múltiplos campos, que não apenas o acadêmico, o objetivo do trabalho, de natureza qualitativa, foi de investigar e compreender as influências da capoeira na vida e na prática pedagógica de três professores(as) de EF escolar. Para tal, utilizamos de entrevistas narrativas, com base em questionário semiestruturado. Deste modo, as influências geradas pela capoeira foram perceptíveis nas narrativas docentes, em diversas esferas e vivências, inclusive com a EF, onde uma troca mútua e constante entre a capoeira e a academia haveria propiciado o desenvolvimento de características de ordem didática e pedagógica atreladas às relações com a capoeira, além de, reafirmado, a importância d.a existência, persistência e resistência do tema dentro da EF escolar, das instituições de ensino e dos documentos curriculares, junto a sua abordagem de forma crítica, reflexiva e experimental.
Abstract: Capoeira crosses the Brazilian social construction, being a historical mark of invisibility and inequalities to the enslaved beings. After struggles for its legalization and valorization, today it is inserted in to Physical Education (PE), composing the curricular documents of the area. Considering that the identity constitution of being a teacher is a complex system that involves multiple fields, not just the academic one, the purpose of the study, of a qualitative nature, was to investigate and understand the influences of capoeira in the life and pedagogical practice of three teachers of school physical education. To this end, we used narrative interviews, based on a semi-structured questionnaire. In this way, the influences generated by capoeira were perceptible in the teaching narratives, in different spheres and experiences, including PE, where a mutual and constant exchange between capoeira and the academy would have propitiated the development of didactic and pedagogical characteristics linked to the relationships with capoeira, in addition to reaffirming the importance of the existence, persistence and resistance of the theme within school PE, teaching institutions and curricular documents, together with its approach in a critical, reflective and experimental way.
Palavras-chave: Capoeira
Narrativas docentes
Educação física escolar
School physical education
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18963
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CapoeiraEducacaoFisicaEscolar.pdf156,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.