Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.authorEstrela, Sineide Cerqueira-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:09:01Z-
dc.date.available2024-01-19T23:09:01Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18977-
dc.description.abstractThis article is part of a larger research project entitled "Literacy, Training, and Organization of Pedagogical Work: Interlacing Challenges and Possibilities in the Cycle", linked to the Carolina Maria de Jesus Center: research and extension in Popular Education, Agroecology, and Literacy of the Working Class, of the Teacher Training Center (TTC), of the Federal University of the Recôncavo da Bahia (UFRB) and aims to understand, from the teachers' point of view, the challenges and possibilities of literacy and initial reading instruction at the end of the cycle. In the methodological field, the research is based on action research, with a qualitative approach, using participant observation, document analysis, and interviews as data production devices. The results point to the need for the school to guarantee a space for continued education, based on the demands presented by the teachers, and to offer adequate conditions for the literacy and initial reading instruction process to be consolidated by the end of the cycle.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopor
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopor
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopor
dc.subjectLiteracy and initial reading instructioneng
dc.subjectOrganization of pedagogical workeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.titleDesafios e possibilidades da alfabetização e do letramento no primeiro ciclo: um estudo com professoras de um município do interior da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo se constitui como o recorte de uma pesquisa mais ampla, intitulada “Alfabetização, Formação e Organização do Trabalho Pedagógico: entrelaçando desafios e possibilidades no ciclo”, vinculada ao Núcleo Carolina Maria de Jesus: pesquisa e extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, do Centro de formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e objetiva compreender, sob o olhar das professoras, os desafios e as possibilidades da alfabetização e do letramento no final do ciclo. No campo metodológico, a pesquisa se abastece na pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, tendo como dispositivos de produção de dados a observação participante, análise de documentos e entrevista. Os resultados apontam para a necessidade da escola garantir espaço para formação continuada, a partir das demandas apresentadas pelos professores e oferecer as condições adequadas para que o processo de alfabetização e letramento sejam consolidados até o final do ciclo.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesafiosPossibilidadesAlfabetizacaoLetramento.pdf179,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.