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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ana Lise Costa de-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:10:16Z-
dc.date.available2024-01-19T23:10:16Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18978-
dc.description.abstractEn este artículo, discutimos las prácticas educativas antirracistas en una escuela secundaria rural en Riachão do Jacuípe, Bahia. Apuntamos a una acción descolonizadora del saber/pensar/ser/vivir centrada en la pedagogía griô (Pacheco, 2006, 2015). De una investigación-acción, resultado del proyecto interdisciplinario Batuques de Ancestralidade, nació este estudio, cuyos resultados mostraron que las prácticas pedagógicas alineadas con el protagonismo étnico-racial, promovieron actos curriculares insurgentes y descolonizadores, como las ruedas de diálogo empaquetadas en experiencias cinematográficas. en los descubrimientos de personalidades negras, en el encuentro con los maestros griô de la comunidad campesina de Chapada. Por lo tanto, el fortalecimiento de las identidades juveniles se fortaleció en la vivencia de la ascendencia y el aprendizaje sobre la reverencia, la referencia a los mayores y antepasados; al mismo tiempo (re)afirmación de las identidades negras e indígenas, que resumen el desafío de una educación en/desde el campo para la diversidad, sobre todo, para las relaciones étnico-raciales cada vez más positivas.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEducação étnico-racial no campopor
dc.subjectEducação étnico-racial do campopor
dc.subjectPedagogia griôpor
dc.subjectJóvenesspa
dc.subjectEscuela secundariaspa
dc.subjectEducación étnico-racial en el campospa
dc.subjectEducación étnico-racial desde el campospa
dc.subjectPedagogía de Griotspa
dc.titlePráticas educativas antirracistas no ensino médio: o que pode a juventude campesina?pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, tematizamos sobre as práticas educativas antirracistas numa escola do campo de Ensino Médio em Riachão do Jacuípe, Bahia. Objetivamos uma ação descolonizadora do saber/pensar/ser/viver centrada na pedagogia griô (Pacheco,2006,2015). De uma pesquisa-ação, fruto do projeto interdisciplinar Batuques de Ancestralidade, nasceu este estudo, cujos resultados demonstraram que as práticas pedagógicas alinhadas ao protagonismo étnico-racial, promoveram atos de currículo insurgentes e decolonizantes, a exemplo das rodas de diálogo embaladas nas experiências fílmicas, nas descobertas de personalidades negras, no encontro com os mestres griôs da comunidade campesina chapadense. Logo, o fortalecimento das identidades juvenis se potencializou na vivência da ancestralidade e às aprendizagens sobre reverência, referência aos mais velhos e antepassados; ao mesmo tempo (re)afirmação de identidades negras e indígenas, que somatizam o desafio de uma educação no/do campo para a diversidade, sobretudo, para relações étnico-raciais cada vez mais positivas.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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