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dc.contributor.authorLima, Luis Eduardo Pina-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:11:10Z-
dc.date.available2024-01-19T23:11:10Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18982-
dc.description.abstractEste artículo se inserta en el campo metodológico de la enseñanza de la Historia del Tiempo Presente y tiene como objetivo analizar el uso de las películas, en un curso de formación del profesorado, como un dispositivo de reflexión sobre la cultura de la violencia en búsqueda de la construcción de una cultura de paz. El referencial teórico es: Ferro (1992), Jung (2000), Morin (2006 a e b), Delors (2003) e Guznán (2005). La metodología es: 1. Diferenciación entre la cultura de la violencia e la cultura de la paz. 2. Identificación de la historia del tiempo actual de una sociedad construida bajo el estigma de la violencia, 3. Análisis de 2 películas de ficción relacionada con la sociedad estudiada, que introduzca a los (as) estudiantes en el tema propuesto, 4. Análisis de documentales que desarrollen el tema y lleven a los (as) estudiantes a una reflexión personal, 5. Realizar una actividad didáctica que profundice el tema y 6. Planteamiento de estrategias y acciones. Se concluye que tenemos que volver a aprender el ejercicio de nuestra humanidad, desarrollando actitudes empáticas y solidarias que fortalezcan la construcción de una cultura de paz duradera.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectFilmespor
dc.subjectCultura de pazpor
dc.subjectEnseñanza de la historiaspa
dc.subjectPelículasspa
dc.titleO uso de filmes na formação de professores, como dispositivo de reflexão sobre a cultura da violência, em busca da construção da cultura de pazpt_BR
dc.title.alternativeEl uso del cine en la formación de profesores, como dispositivo de reflexión sobre la cultura de la violencia, en la búsqueda de la construcción de la cultura de la pazpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo encontra-se inserido no campo metodológico do ensino da História do Tempo Presente e tem por objetivo analisar a utilização de filmes, em um curso de formação de professores, como dispositivo de reflexão sobre a cultura da violência em busca da construção de uma cultura de paz. Com base em referenciais teóricos como: Ferro (1992), Jung (2000), Morin (2006 a e b), Delors (2003) e Guzmán (2005), emboça-se a seguinte metodologia: 1. Diferenciação entre cultura da violência e cultura de paz. 2. Reflexão sobre a História do Tempo Presente de uma sociedade construída sob estigma da violência, 3. Análise do material selecionado: dois filmes de ficção relacionado com a sociedade estudada, que introduza os alunos e alunas na temática proposta, 4. Análise de documentários que desenvolvam o tema e conduzam os alunos e alunas a uma reflexão pessoal, 5. Realização de uma atividade didática que aprofunde o tema e 6. Planejamento de estratégias e ações, pessoais e comunitárias, voltadas à construção de uma cultura de paz. Conclui-se que precisamos reaprender o exercício da nossa humanidade, desenvolvendo atitudes empáticas e solidárias que fortaleçam a construção de uma cultura de paz duradoura.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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