Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18985
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSales, Ahiranie-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:11:51Z-
dc.date.available2024-01-19T23:11:51Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18985-
dc.description.abstractIn this paper, we present a study about comic strips and their role in the classroom. Studies and analyzes of this textual genre have been increasingly frequent, especially in textbooks. Thus, we aim to captivate this modality by presenting it as an additional tool for the interpretive gestures of students in the classroom, as well as in the formation of more critical and reflective students in our current context. We chose as the object of study three strips by Mafalda that demonstrate the child character's questions and dissatisfaction with social and political problems. To carry out our investigation, we will use as a basis the theoretical-methodological assumptions of Pechetian Discourse Analysis (DA). This perspective understands the subject of discourse as a historically constituted place crossed by ideology and the unconscious, which, in this way, does not have control over its saying, nor is it a source of meaning. Understanding this dimension, we sought to investigate how the sayings, the criticisms present in the strips produce meanings and what is silenced in this hybrid genre. We also bring the contributions of Marcuschi (2015)conceptualize the textual genre and Orlandi (1996, 1999 and 2007) for the concepts of implicit and silencing.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectTirinhas.por
dc.subjectSentidospor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectComic stripseng
dc.subjectSenseseng
dc.titleDiscurso e ensino: as posições sujeito e os embates sociais presentes nas tirinhas da Mafaldapt_BR
dc.title.alternativeDiscourse and teaching: the subject positions and social clashes present in Mafalda's comic stripseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos um estudo sobre as tirinhas e o seu papel em sala de aula. Os estudos e análises desse gênero textual têm se mostrado cada vez mais frequentes, principalmente nos livros didáticos. Desse modo, visamos cativar essa modalidade apresentando-a como uma ferramenta a mais para os gestos interpretativos dos estudantes em sala de aula, bem como na formação de educandos mais críticos e reflexivos no nosso contexto atual. Elegemos como objeto de estudo três tirinhas da Mafalda que demonstram questionamentos e insatisfação da personagem infantil em relação aos problemas sociais e políticos. Para realizarmos a nossa investigação, utilizaremos como base os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD) Pechetiana. Essa perspectiva compreende o sujeito do discurso como um lugar constituído historicamente atravessado pela ideologia e inconsciente que, dessa forma, não tem controle sobre o seu dizer, nem é fonte do sentido. Entendendo essa dimensão, procuramos investigar como os dizeres, as críticas presentes nas tirinhas produzem sentidos e o que é silenciado nesse gênero híbrido. Trazemos, também, as contribuições de Marcuschi (2015) para conceituarmos o gênero textual e Orlandi(1996, 1999 e 2007 ) para os conceitos de implícito e silenciamento.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DiscursoEnsinoTirinhasMafalda.pdf331,3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.