Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Janice Anacleto Pereira dos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:12:34Z-
dc.date.available2024-01-19T23:12:34Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18988-
dc.description.abstractEste texto es un relato de la práctica de una docente de un grupo de niños de cinco años de una institución pública de Educación Infantil de Campina Grande, Paraíba, en cuanto a la lectoescritura y prácticas alfabetizadoras, llevada a cabo con niños de cinco años, en 2021, durante la modalidad de enseñanza a distancia, en el contexto de la pandemia del COVID-19, con el objetivo de garantizar a estos niños el acceso y la continuidad de las acciones educativas de la institución en el espacio doméstico. Las reuniones síncronas y asíncronas se realizaron en la plataforma Google Meet. Los registros se realizaron a través de diarios de reflexión docente, edición en línea, en Google drive, registros fotográficos y videos, enviados por las familias de los niños. La escucha y el diálogo de los niños en encuentros sincrónicos llevaron nuestra práctica pedagógica a secuencias didácticas, elaboradas desde los propios niños. Observamos el involucramiento de los niños en nuestras propuestas, que buscaban insertar a los niños en prácticas sociales de uso del lenguaje escrito, a través de géneros textuales, de diferentes esferas sociales.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEducación infantileng
dc.subjectPráctica pedagógicaeng
dc.subjectNiñoeng
dc.titlePráticas de leitura e escrita com crianças de cinco anos em período pandêmicopt_BR
dc.title.alternativePrácticas de lectura y escritura con niños de cinco años en período de pandemiaspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEsse texto trata-se de um relato de prática de uma professora de um grupo de crianças de cinco anos, de uma instituição pública de Educação Infantil de Campina Grande, Paraíba, a respeito de práticas de alfabetização e letramento, realizadas com crianças em 2021, durante o modo de ensino remoto, contexto da pandemia COVID-19, com objetivo de garantir para essas crianças o acesso e a continuidade das ações educativas da instituição no espaço doméstico. Os encontros síncronos e assíncronos foram realizados na plataforma Google Meet. Os registros se deram por meio de diários de reflexão docente, edição on-line, no Google drive, registros fotográficos e vídeos, enviados pelas famílias das crianças. A escuta e o diálogo das crianças nos encontros síncronos conduziram nosso fazer pedagógico às sequências didáticas, elaboradas a partir das próprias crianças. Observamos o envolvimento das crianças nas nossas propostas de alfabetização e letramento, as quais buscaram inseri-las em práticas sociais reais de uso da língua escrita, mediante gêneros textuais, de diversas esferas sociais, pois acreditamos na possibilidade de alfabetizar e letrar, simultaneamente, a criança da Educação Infantil.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasLeituraEscrita.pdf155,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.