Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18989
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Efeitos da pandemia da COVID-19 no ensino público: o caso de uma rede municipal do interior sergipano
Título(s) alternativo(s): Efectos de la pandemia del COVID-19 en la educación pública: el caso de una red municipal en el interior de Sergipe
Autor(es): Santana, Anthony Fábio Torres
Alves, Morgana Oliveira
Alves, Natália Milly de Souza
Data do documento: Set-2022
Resumo: O ano de 2020 impôs um desafio sem precedentes a nossa geração. Como resultante do processo de globalização a pandemia da COVID-19 rapidamente atingiu todos os países do mundo e, consequentemente, os seus respectivos sistemas educativos. Emerge desse contexto o objetivo deste artigo, a saber: pesquisar sobre as implicações de um acontecimento como esse no cotidiano do ensino público. Sendo assim, a questão que nos moveu foi: quais os efeitos da experiência da pandemia na promoção do ensino público voltado para a educação básica? Deste modo, desenvolvemos uma investigação qualitativa, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, tomando como objeto de análise uma rede municipal de ensino do interior sergipano. Nesta dinâmica, ao buscarmos criar um mapa teórico, compomos o seu referencial instrumentalizando- nos com a leitura de: Dewey, Flickinger, Hermann, e Yin. Portanto, como recorte dos resultados, apresentamos a compreensão de que atuar na perspectiva de promover educação durante a pandemia alterou significativamente, em muitos casos, o jeito de pensar e/ou agir dos sujeitos, passando a constituí-los de maneira diferente, isto é, projetando-os no movimento mais radical pelo qual pode passar um ser humano, tornar-se outro.
Abstract: El año 2020 ha impuesto un desafío sin precedentes a nuestra generación. Como resultado del proceso de globalización, la pandemia del COVID-19 llegó rápidamente a todos los países del mundo y sus sistemas educativos. De ese contexto surge el objetivo de este artículo: investigar las implicaciones de un evento como este en el cotidiano de la educación pública. Por lo tanto, la pregunta que nos conmovió fue: ¿cuáles son los efectos de la experiencia de la pandemia en la promoción de la educación pública dirigida a la educación básica? De esta forma, desarrollamos una investigación cualitativa, que tiene como aporte metodológico la investigación bibliográfica y el estudio de caso, tomando como objecto de análisis una red municipal de educación de Sergipe. En esta dinâmica componemos su referencial instrumentalizándonos con la lectura de: Dewey, Flickinger, Hermann, e Yin. Por lo tanto, como resultados presentamos el entendimiento de que actuar en la perspectiva de promover la educación durante la pandemia ha cambiado, en muchos casos, la forma de pensar y/o actuar de los sujetos, pasando a constituirlos en un manera diferente, es decir, proyectándolos en el movimiento más radical por el que puede pasar un ser humano, convirtiéndose en otro.
Palavras-chave: Ensino público
Pandemia
Experiência
Educación pública
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18989
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitosPandemiaCOVID-19EnsinoPublico.pdf155,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.