Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18990
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Patrícia Teixeira de-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:13:31Z-
dc.date.available2024-01-19T23:13:31Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18990-
dc.description.abstractThis article aims to understand from Foucault's conceptions how the pedagogical practices adopted by civic-military schools perform the function of 'good training'. As civic-military schools multiply, it is observed that other public institutions make reference to such schools when considering their practices as a model to be followed. This text reflects on the growth of military colleges in Goiás and the implementation of military civic models in the country, based on the assumption that these colleges can be understood in the relations of regulation and control of bio-politics. Thus, it is observed that Foucault's conceptions of docile bodies and biopower are present as examples of disciplining. The article was written based on bibliographic and documentary research, given that the materials that support this school model were consulted. As a theoretical foundation, the main author used was Foucault (1976, 1984, 1996, 2006, 2009).eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCorpos dóceispor
dc.subjectBiopoderpor
dc.subjectColégio militarpor
dc.subjectColégio cívico militarpor
dc.subjectDocile bodiespor
dc.subjectBiopowereng
dc.subjectMilitary collegeeng
dc.subjectCivic military collegeeng
dc.titlePráticas pedagógicas nas escolas cívico-militares: a ordem do discurso da bio-política do estado brasileiropt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices in civic-military schools: the order of discourse of bio-politics of the brazilian stateeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta como objetivo compreender a partir das concepções de Foucault como as práticas pedagógicas adotadas pelas escolas cívico-militares desempenham a função de ‘bom adestramento’. À medida que as escolas cívico-militares se multiplicam, observa-se que outras instituições públicas fazem referência a tais escolas ao considerar suas práticas como modelo a serem seguidos. Este texto faz uma reflexão acerca do crescimento dos colégios militares em Goiás e da implantação dos modelos cívicos militares no país, partindo do pressuposto de que estes colégios podem ser compreendidos nas relações de regulação e controle da bio-política. Desse modo, observase que as concepções de Foucault sobre corpos dóceis e biopoder se fazem presentes como exemplos de disciplinamento. O artigo foi escrito a partir da pesquisa bibliográfica e documental, haja vista que consultou-se nos materiais que sustentam esse modelo de escola. Como fundamentação teórica, o principal autor utilizado foi Foucault (1976, 1984, 1996, 2006, 2009).pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasPedagogicasEscolasCivicoMilitaresBiopolitica.pdf151,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.