Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18991
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Rebeca Ferreira | - |
dc.contributor.author | Netto, Miguel Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Aparecida Morais de | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T23:13:46Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T23:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18991 | - |
dc.description.abstract | This study was carried out in a rural school belonging to the municipal education network in the City of Cáceres, Mato Grosso. The research aimed to understand how a rural and frontier school provides specialized educational services for a student with multiple disabilities. Thus, the following research question was raised: “What are the challenges and possibilities of the Jaçanã Municipal School during the AEE of a student with multiple disabilities?? To support the discussion, subsidies were sought in Public Policies for Inclusive Education (UNESCO, 1990, 1994; BRASIL, 1988, 1993, 1996, 1999); field education theorists (CAIADO 2003); MELO JUNIOR et al, 2018) and authors who discuss Inclusive Education (PAEZ, 2001; SILVEIRA and NEVES, 2006), among others. It is configured as an exploratory study with a qualitative approach that used semi-structured interviews for data collection. The results showed some ambiguities in the field of Inclusive Education, regarding the right, access and permanence of students with disabilities, since the analyzed institution does not, in fact, offer an effective inclusive education. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Deficiência múltipla | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Multiple disability | eng |
dc.subject | Challenge | eng |
dc.title | A oferta de atendimento educacional especializado para um aluno com deficiência múltipla: desafios e possibilidades em uma escola do campo e de fronteira | pt_BR |
dc.title.alternative | The offer of specialized educational care for a student with multiple disabilities: challenges and possibilities in a countryside and border school | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo foi realizado em uma escola do campo pertencente à rede municipal de educação da Cidade de Cáceres, Mato Grosso. A pesquisa objetivou compreender como uma escola do campo e de fronteira realiza o atendimento educacional especializado para um aluno com deficiências múltiplas. Desse modo, levantou-se a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os desafios e possibilidades da Escola Municipal Jaçanã durante o AEE de um aluno com deficiências múltiplas?? Para amparar a discussão, buscou-se subsídios nas Políticas Públicas de Educação Inclusiva (UNESCO, 1990,1994; BRASIL, 1988, 1993, 1996, 1999); teóricos da educação do campo (CAIADO 2003); MELO JUNIOR et al, 2018) e autores que discorrem sobre a Educação Inclusiva (PAEZ, 2001; SILVEIRA e NEVES, 2006), entre outros. Configura-se enquanto um estudo exploratório de abordagem qualitativa que utilizou entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os resultados apontaram algumas ambiguidades no campo da Educação Inclusiva, relativas ao direito, acesso e permanência do aluno com deficiência, visto que a instituição analisada não oferece, de fato, uma educação inclusiva efetiva. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OfertaAtendimentoEducacionalEspecializado.pdf | 502,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.