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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18995
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A educação física e o desenvolvimento psicomotor da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Título(s) alternativo(s): | Educación física y desarrollo psicomotor de niños con Trastorno del Espectro del Autismo (TEA) |
Autor(es): | Lima, Luis Eduardo Pina |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica tem por objetivo analisar em que aspectos a prática da educação física, associada à psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Compreende-se que o autismo consiste em um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por comportamentos estereotipados, limitações nas interações sociais e na comunicação, interesse restrito e movimentos repetitivos (CAMPOS; PICCINATO, 2019). Defende-se, portanto, que a metodologia que associa psicomotricidade e educação física, não pode prescindir, em primeiro lugar, da anamnese, na qual a participação dos pais é indispensável e, em segundo lugar, da avaliação. Conclui-se que os principais benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança com TEA devem ser alcançados através da prática de atividades lúdicas que podem ser aplicadas durante as aulas de educação física, respeitando-se às necessidades de cada aluno (a). Desse modo, a criança adquirirá consciência de sua corporeidade, tanto no tempo quanto no espaço, à medida que aperfeiçoará sua coordenação motora, otimizando movimentos que poderão ser utilizados, por exemplo, para o aprimoramento da sua expressão escrita e de leitura. |
Abstract: | Esta investigación bibliográfica tiene como objetivo analizar en qué aspectos la práctica de la educación física asociada a la psicomotricidad puede contribuir al desarrollo psicomotor de los niños con Trastorno del Espectro del Autismo (TEA). Se entiende que el autismo consiste en un trastorno del neurodesarrollo, caracterizado por conductas estereotipadas, limitaciones en las interacciones sociales y la comunicación, interés restringido y movimientos repetitivos (CAMPOS; PICCINATO, 2019). Se defende, por lo tanto, que la metodología que asocia psicomotricidad y educación física no puede prescindir, en primer lugar, de la anamnesis, en la que la participación de los padres es indispensable y, en segundo lugar, de la evaluación. Se concluye que los principales beneficios de la psicomotricidad para el desarrollo del (a) niño (a) con TEA deben lograrse a través de la práctica de actividades lúdicas que puedan ser aplicadas durante las clases de educación física, respetando las necesidades de cada estudiante. Así, el niño adquirirá conciencia de su corporeidad, tanto en el tiempo como en el espacio, ya que mejorará su coordinación motora, optimizando movimientos que pueden ser utilizados, por ejemplo, para la mejora de su expresión escrita y lectora. |
Palavras-chave: | Educação física Psicomotricidade Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Educación física Psicomotricidad Trastorno del Espectro del Autismo |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18995 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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