Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Francieli Machado | - |
dc.contributor.author | Sebastiany, Eduardo Gabriel | - |
dc.contributor.author | Sanfelice, Gustavo Roese | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T23:14:50Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T23:14:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18996 | - |
dc.description.abstract | The theme of inclusion has recently been a pertinent social agenda, including in the field of Brazilian legislation, which in the last years has reestablished measures for the process of inclusion in higher education in the country. The present manuscript aims to analyze how the inclusion of students with disabilities in higher education is approached and investigated by other authors. This manuscript is a systematic review of theses and dissertations from the last decade, which underwent content analysis and were grouped into two categories: Public Policies and Inclusive Actions; and Attitudinal Barriers. It was possible to perceive that although the educational institutions are in accordance with the law, there are other factors involved, such as attitudinal ones, which end up being greater obstacles to the inclusive practices in higher education level. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Person with disability | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Revisão sistemática sobre a inclusão no ensino superior de alunos com deficiência | pt_BR |
dc.title.alternative | Systematic review on the inclusion of students with disabilities in higher education | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | A temática da inclusão tem se mostrado uma pauta social pertinente recentemente, inclusive no campo da legislação brasileira que reestabeleceu nos últimos anos as medidas para o processo de inclusão no ensino superior do país. O presente artigo tem por objetivo analisar como a inclusão dos alunos com deficiência de ensino superior é abordada e investigada por outros autores. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática de teses e dissertações da última década, as quais passaram pela análise de conteúdo e foram agrupadas em duas categorias: Políticas Públicas e Ações Inclusivas; e Barreiras Atitudinais. Foi possível perceber que apesar das instituições de ensino estarem em conformidade com a lei, há outros fatores envolvidos, como os atitudinais, que acabam sendo empecilhos maiores para as práticas inclusivas no nível superior de ensino. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RevisaoSistematicaInclusoEnsinoSuperior.pdf | 147,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.