Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Mariana Saturnino-
dc.contributor.authorSilva, Gildeane Hilglley Alves-
dc.contributor.authorNunes, Suzana Mary de Andrade-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:15:05Z-
dc.date.available2024-01-19T23:15:05Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18997-
dc.description.abstractThe main objective of this article is to reflect on the causes that lead to the absence of black women in the literary canon, also having as reference Law 10396/03 and the National Directive for the Education of Ethnic-Racial Relations in Afro History and Culture. -Brazilian and African,. for understanding the need for teachers engaged in ethnic-racial re-education. In order to achieve this objective, a bibliographic research was carried out, taking into account the authors who have focused on the studies of this theme, especially in the book "Vozes insurgentes de Mulheres Negras", organized by Bianca Santana, which makes a survey of several outstanding black women in the history of Brazilian art and literature. In addition, some names of black women and their respective works were taken as references, to represent the importance of Afro-descendant women's literature in history. They are: Esperança Garcia, Maria Carolina de Jesus, Maria Firmina dos Reis and Conceição Evaristo, who point to the relevance of rescuing the culture of black identities in Brazil.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCânone literáriopor
dc.subjectLiteratura negrapor
dc.subjectLiteratura femininapor
dc.subjectLiterary canoneng
dc.subjectBlack literatureeng
dc.titleA questão do cânone e a negritude feminina: ensaios para uma formação docente críticapt_BR
dc.title.alternativeThe question of the canon and female blackness: essays for a critical teacher educationeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre as causas que levam à ausência das mulheres negras no cânone literário, tendo como referência as Lei 10396/03 e a Diretriz Nacional para a Educação das Relações Étnico- Raciais de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, por entender a necessidade de professores engajados na reeducação étnico-racial. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, levando em consideração os autores que têm se debruçado sobre os estudos desta temática, em especial no livro “Vozes insurgentes de mulheres negras”, de organização de Bianca Santana, que faz um levantamento de diversas mulheres negras marcantes para a história da arte e literatura brasileira. Além disso, tomaram-se como referências quatro nomes de mulheres negras e suas respectivas obras, para representar a importância da literatura feminina afrodescendente na história. São elas: Esperança Garcia, Maria Carolina de Jesus, Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo, as quais apontam para a relevância do resgate da cultura das identidades negras no Brasil.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuestaoCanoneNegritudeFeminina.pdf156,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.