Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19002
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Mapeando a escola quanto ao pertencimento racial: “professora, qual é minha cor?”
Título(s) alternativo(s): Mapping the school in terms of racial self-identification: “teacher, what is my color?”
Autor(es): Paulo, Lucineide Lima de
Souza, Maria Clara de Souza e
Marinho, Raquel
Data do documento: Set-2022
Resumo: O racismo é crime comum praticado na sociedade, e o espaço escolar, com frequência, reproduz tal comportamento. Para elaborar estratégias adequadas a essa realidade e propor ações eficazes, é preciso conhecer o corpo discente. Assim, este trabalho objetiva debater a necessidade de se realizarem mapeamentos da comunidade escolar, em especial quanto à classificação étnico-racial. Para isso, serão apresentados resultados parciais do levantamento realizado no Instituto Federal do Rio de Janeiro - campus Duque de Caxias. A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2022 e foi realizada por meio de formulários eletrônicos, os quais continham questões objetivas e subjetivas. Optou-se por adotar as alternativas preto, pardo, branco, amarelo e indígena para a classificação de cor/ raça. Além dos resultados estatísticos, a investigação trouxe às pesquisadoras um novo problema: muitos respondentes não contavam com referencial para indicar, com segurança, seu pertencimento racial. Alunos manifestaram insegurança quanto à autoidentificação com questionamentos sobre “sou branco ou pardo?” e “sou pardo ou preto?”. Por isso, tornou-se imprescindível estudar o conceito de Colorismo. As dúvidas dos discentes, apesar de não quantificadas, revelaram-se como um resultado lateral da pesquisa e conduzem a novas reflexões dentro do projeto, por manifestarem outros vieses de racismo.
Abstract: Racism is a common crime practiced in society, and the school space reproduces such behavior. To develop adequate strategies for this reality and propose effective actions, it is necessary to know the students. Thus, this work aims to discuss the need to carry out mappings of the school community, especially in terms of racial self-identification. For this, the partial results of the survey carried out at the Instituto Federal do Rio de Janeiro - campus Duque de Caxias will be presented. The survey was conducted in the first half of 2022 and used electronic forms, which contained objective and subjective questions. The black, brown, white, yellow and indigenous alternatives were adopted for the classification of color/race. In addition to the statistical results, the investigation brought a new problem: many respondents did not have a reference to confidently indicate their racial belonging. Students expressed insecurity with questions about “am I white or brown?” and “am I brown or black?”. Therefore, it became essential to study the concept of Colorism. The students' doubts, although not quantified, were revealed as a side result of the research and lead to new reflections within the project, as they manifest other types of racism.
Palavras-chave: Autoidentificação racial
Colorismo
Racismo
Racial self-identification
Colorism
Racism
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19002
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MapeandoEscolaQuantoPertencimentoRacial.pdf173,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.