Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19010
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Accountability, políticas de avaliação em larga escala e Programa Escola 10 na educação alagoana |
Título(s) alternativo(s): | Accountability, large scale assessment policies and School 10 Program in alagonal education |
Autor(es): | Santos, Karla de Oliveira Torquato, Cristina Maria da Silva Leite, Valderlani Viana |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica recentemente concluída no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. O Programa Escola 10, implantado em 2018 em Alagoas, tem apresentado práticas de accountability, a partir de avaliações em larga escala, regulação do trabalho docente, ranqueamento de escolas e premiações, como mecanismos de prestação de contas e responsabilização das instituições escolares e de seus docentes, que se materializarão com os desempenhos apresentados pelos estudantes em testes estandardizados. A pesquisa possui como problemática: De que forma os resultados das avaliações externas tem se articulado com a política de responsabilização educacional no Estado de Alagoas, tendo como base o Programa Escola 10?. O objetivo desse estudo é analisar as articulações entre as avaliações externas estaduais e nacionais e a política de responsabilização educacional, através do Programa Escola 10. A investigação possui abordagem qualitativa, adotando a revisão bibliográfica e a análise documental, e como técnica para a análise dos dados, a análise de conteúdo. Sendo assim, concluímos que o Programa tem obtido êxito, através da elevação dos indicadores educacionais e da adesão e compromisso dos 102 municípios, reduzindo a qualidade educacional a aspectos quantitativos e bonificações para escolas e docentes. |
Abstract: | The present work is an excerpt of a Scientific Initiation research recently completed within the scope of the State University of Alagoas. The Escola 10 Program, implemented in 2018 in Alagoas, has presented accountability practices, based on large-scale evaluations, regulation of teaching work, school rankings and awards, as mechanisms of accountability and accountability of school institutions and their teachers, who will materialize with the performances presented by the students in standardized tests. The research has as a problem: How the results of external evaluations have been articulated with the educational accountability policy in the State of Alagoas, based on the Escola 10 Program?. The objective of this study is to analyze the articulations between state and national external evaluations and the educational accountability policy, through the Escola 10 Program. The investigation has a qualitative approach, adopting the bibliographic review and document analysis, and as a technique for analyzing the data, content analysis. Therefore, we conclude that the Program has been successful, through the elevation of educational indicators and the adhesion and commitment of the 102 municipalities, reducing educational quality to quantitative aspects and bonuses for schools and teachers. |
Palavras-chave: | Programa Escola 10 Accountability Avaliações em larga escala School Program 10 Large scale reviews |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19010 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AccountabilityPoliticasAvaliacaoProgramaEscola10.pdf | 163,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.