Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Elisângela Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-22T14:16:12Z-
dc.date.available2024-01-22T14:16:12Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19013-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofPráticas de leitura e escrita por meio do gênero digital podcastpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectTecnologia no ensinopor
dc.titleTutorial de produção de podcast jornalísticopt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Denson André Pereira da-
dc.description.resumoEste tutorial foi elaborado para que desperte em você o gosto pela escrita, explorando ferramentas de aprendizagem com uso das novas tecnologias, como o podcast. A proposta inicial é de trabalharmos com a pesquisa sobre as curiosidades da nossa cidade, com a participação ativa e direta de você aluno do 9o ano, para que se reconheçam como coautores do processo de produção de conhecimento. Logo, se fizéssemos os seguintes questionamentos, você saberia falar/escrever sobre esses assuntos? Você conhece as histórias, estórias e causos de ITABAIANA? Você sabe o que é um podcast? Se alguém te pedir para contar quais são as lendas, as marcas linguísticas, as 7 maravilhas de Itabaiana você saberia responder? Assim, a partir da leitura e pesquisa iremos aprender tudo isso e muito mais sobre a nossa história e cultura. Uma forma de conhecermos ainda mais e, assim, enaltecermos e divulgarmos as peculiaridades e beleza da nossa terra. Além disso, vamos aprender a fazer um roteiro de podcast a fim de retextualizarmos o fruto da pesquisa sobre essas curiosidades e histórias da nossa cidade para produzirmos textos adaptados para podcasts, o nosso será intitulado “ITACAST: Trocando ideias”, e divulgá-los nas redes sociais. Segundo Marcuschi (2010) “o trabalho de produção textual, sob a ótica da retextualização, explora os diferentes gêneros textuais como fonte de estímulo para refletir e agir sobre a linguagem no plano da formulação e reformulação dos usos dos signos”. Desse modo, a partir dessa prática de escrita e reescrita, aprimoraremos o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e contribuiremos para a sua formação, caro (a) aluno (a), como um produtor crítico e criativo de textos escritos e orais. Gostou dessa proposta? Que tal trocarmos ideias para produzirmos textos interessantes para divulgamos no nosso ITACAST? .pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana-SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISÂNGELA_OLIVEIRA_ANDRADE-Tutorial.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.