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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19028
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Maria Franciele do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T11:51:26Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T11:51:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Franciele do Nascimento Santos. A análise do discurso na perspectiva da ACD na linguagem cinematográfica: a representação da surdez e do sujeito surdo no discurso fílmico de Nada que eu ouça (2008), dirigido por Joseph Sargent. 2023. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19028 | - |
dc.description.abstract | Considering the importance of movie theater as a discursive language, a space where cultural and social representations are also promoted, this research aims to analyze the discourses that represent deafness and the deaf subject in the film work "Nada Que Eu Ouça" (Nothing I Hear), directed by Joseph Sargent. The objective is to investigate, through the three-dimensional discourse theory of ACD, how social identities are reproduced in the discourses that contribute to the imagery representation of the deaf in the film, but also, specifically, how the culture and identity of the deaf are produced in the discourses, under the dominance of historical discourses. Therefore, bibliographic and documentary research was chosen, with a qualitative approach supported theoretically by Costa (2010), Kumada (2016), Sá (2006), Skliar (2010), Fairclough (2001), Pedrosa (2008), among others. Fifty-eight images were selected from the film, which were edited to generate a total of sixteen photomontages to compose the film corpus. Based on the analyses carried out, it is possible to show that the deaf characters represented by Adam's maternal family and the deaf community live in a state of domination and exclusion, especially in their relationship with the paternal family and the hearing society, which sow the ideology of hearing superiority. Furthermore, in the film, it can be observed how this bond of domination is being contested as the deaf characters and members associated with the deaf community promote a counter-discourse that affirms the cultural identity of the deaf people. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Filmes | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Movie theater | eng |
dc.subject | Discourse | eng |
dc.title | A análise do discurso na perspectiva da ACD na linguagem cinematográfica : a representação da surdez e do sujeito surdo no discurso fílmico de Nada que eu ouça (2008), dirigido por Joseph Sargent | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Daisy Mara Moreira de | - |
dc.description.resumo | Considerando a importância do cinema como linguagem discursiva, espaço em que também se promove representações culturais e sociais, esta pesquisa busca analisar os discursos que representam a surdez e o sujeito surdo na obra fílmica de Nada Que Eu Ouça, dirigida por Joseph Sargent. Objetivamos, pois, investigar, mediante a teoria tridimensional do discurso da ACD, como as identidades sociais são reproduzidas nos discursos que contribuem para a representação imagética do surdo no filme, mas também, especificamente, como a cultura e a identidade dos surdos são produzidas nos discursos, sob o predomínio de discursos históricos. Diante disso, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa apoiadas teoricamente em Costa (2010), Kumada (2016), Sá (2006), Skliar (2010), Fairclough (2001), Pedrosa (2008), dentre outros. Do filme foram selecionadas cinquenta e oito imagens, as quais foram editadas gerando um total de dezesseis fotomontagens, para compor o corpus fílmico. Conforme as análises realizadas é possível mostrar que os personagens surdos representados pela família materna de Adam e comunidade surda vivem em um estado de dominação e exclusão, principalmente na relação com a família paterna e sociedade ouvinte, que semeiam a ideologia ouvintista. Além disso, pode-se observar, no filme, como esse elo de dominação vai sendo contestado desde que os personagens surdos e integrantes associados a comunidade surda promovem um contradiscurso, que afirmar a cultura identitária do povo surdo. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana-SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Maria_Franciele_Nascimento_Santos.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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