Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Adrielle Silva dos-
dc.date.accessioned2024-02-08T14:32:16Z-
dc.date.available2024-02-08T14:32:16Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Adrielle Silva dos. Água destinada ao consumo humano: o estudo de uma problemática socioambiental articulada aos conteúdos de solução e concentração. 2023. 125 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19054-
dc.description.abstractWater is a natural resource, indispensable for human survival, being used in the most diverse activities. However, the availability of this resource for human consumption and activities is low, in addition to often presenting a low quality. Therefore, it is extremely important for the population to monitor and analyze the quality of this resource, so that its potability is certified and the water does not present health risks. In this sense, the present research presents a qualitative approach, with the objective of investigating the alternative conceptions of students about the quality of water for human consumption and its associations with the contents of solution and concentration, through the application of the didactic sequence "Is the water I am consuming drinkable?". This research was applied to 18 students from the public school system, from the 2nd grade of high school, initially, 69% of the students presented conceptions of sensory origin about water quality for human consumption, and at the end of the application of the sequence 42% of the students presented a correct conceptualization about water quality and 33% of the students, demonstrated an understanding of the concepts worked, being able to establish a relationship with the theme.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectQualidade de águapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConsumo de águapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectWater qualityeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleÁgua destinada ao consumo humano : o estudo de uma problemática socioambiental articulada aos conteúdos de solução e concentraçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Fraga, Luciano Evangelista-
dc.description.resumoA água é um bem natural, indispensável para sobrevivência humana, sendo utilizada nas mais diversas atividades. No entanto, a disponibilidade desse recurso para o consumo e atividades humanas é baixa, além de apresentar muitas vezes uma baixa qualidade. Assim sendo, é de extrema importância para população o monitoramento e a análise da qualidade desse recurso, para que sua potabilidade seja atestada e a água não apresente riscos à saúde. Nesse sentido, a presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com o objetivo de investigar as concepções alternativas dos alunos sobre a qualidade da água para consumo humano e suas associações com os conteúdos de solução e concentração, por meio da aplicação da sequência didática “A água que estou consumindo é potável?”. Esta pesquisa foi aplicada a 18 alunos da rede pública de ensino, da 2° série do ensino médio, inicialmente, 69% dos alunos apresentaram concepções de origem sensorial sobre qualidade de água para consumo humano, sendo que ao final da aplicação da sequência 42% dos alunos apresentaram uma conceituação correta sobre qualidade de água e, 33% dos alunos, demonstraram uma compreensão dos conceitos trabalhados, conseguindo estabelecer uma relação com a temática.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana-SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adrielle_Silva_Santos.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.