Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19061
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Rodrigo Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T13:28:52Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T13:28:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rodrigo Alves dos. Resíduos sólidos no Rio São Francisco: uma proposição metodológica para a conscientização da problemática socioambiental no ensino de química. 2023. 84 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19061 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Conscientização socioambiental | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.title | Resíduos sólidos no Rio São Francisco : uma proposição metodológica para a conscientização da problemática socioambiental no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marcelo Leite dos | - |
dc.description.resumo | A conscientização é um processo que cada pessoa vai desenvolvendo ao longo da vida, independente de qual seja a realidade na qual esteja inserido. Porém, esse não é um processo natural. Nessa perspectiva, a educação formal é um campo propício e contributo para o desenvolvimento da conscientização. Pensando a problemática socioambiental, a conscientização é fundamental para que possamos encontrar alternativas para minimizar os impactos causados no ambiente pelas ações humanas baseadas em uma consciência ingênua. Desse modo, faz-se necessário que a escola seja um locus de desenvolvimento da consciência crítica. Nesta pesquisa, enfoca-se o desenvolvimento da conscientização no ensino de química com ênfase na discussão socioambiental sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos no Rio São Francisco. O objetivo do estudo realizado consistiu em apresentar possibilidades para o ensino de química de polímeros a partir de uma proposição pedagógica embasada na problemática socioambiental. Os procedimentos metodológicos delineados para o alcance desse resultado perpassaram por resposta ao questionário inicial, apresentação do vídeo, debate, experimentação, desenvolvimento de conteúdos e por fim construção do fanzine, permitindo então uma demonstração de conhecimento por parte dos alunos sobre resíduos sólidos, como também o pertencimento dele ao ambiente em que está inserido. | pt_BR |
dc.publisher.department | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana-SE | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo_Alves_Santos.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.