Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Alves dos-
dc.date.accessioned2024-02-09T13:28:52Z-
dc.date.available2024-02-09T13:28:52Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Rodrigo Alves dos. Resíduos sólidos no Rio São Francisco: uma proposição metodológica para a conscientização da problemática socioambiental no ensino de química. 2023. 84 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19061-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectConscientização socioambientalpor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.titleResíduos sólidos no Rio São Francisco : uma proposição metodológica para a conscientização da problemática socioambiental no ensino de químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo Leite dos-
dc.description.resumoA conscientização é um processo que cada pessoa vai desenvolvendo ao longo da vida, independente de qual seja a realidade na qual esteja inserido. Porém, esse não é um processo natural. Nessa perspectiva, a educação formal é um campo propício e contributo para o desenvolvimento da conscientização. Pensando a problemática socioambiental, a conscientização é fundamental para que possamos encontrar alternativas para minimizar os impactos causados no ambiente pelas ações humanas baseadas em uma consciência ingênua. Desse modo, faz-se necessário que a escola seja um locus de desenvolvimento da consciência crítica. Nesta pesquisa, enfoca-se o desenvolvimento da conscientização no ensino de química com ênfase na discussão socioambiental sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos no Rio São Francisco. O objetivo do estudo realizado consistiu em apresentar possibilidades para o ensino de química de polímeros a partir de uma proposição pedagógica embasada na problemática socioambiental. Os procedimentos metodológicos delineados para o alcance desse resultado perpassaram por resposta ao questionário inicial, apresentação do vídeo, debate, experimentação, desenvolvimento de conteúdos e por fim construção do fanzine, permitindo então uma demonstração de conhecimento por parte dos alunos sobre resíduos sólidos, como também o pertencimento dele ao ambiente em que está inserido.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana-SEpt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo_Alves_Santos.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.