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dc.contributor.authorDantas, Lucas Mendonça-
dc.contributor.authorAndrade, Matheus Tavares de-
dc.date.accessioned2024-02-15T13:12:00Z-
dc.date.available2024-02-15T13:12:00Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationDantas, Lucas Mendonça ; Andrade, Matheus Tavares de. Sustentabilidade e ecoeficiência na dosagem de concreto autoadensável : estudo para a redução do consumo de cimento e aditivos. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19070-
dc.description.abstractThe production of concrete generates a high environmental impact due to its high demand for raw materials, exacerbated by the production of Portland cement, which leads to high CO2 emissions. Self-compacting concrete (SCC) requires high fines content in its formulation, resulting in a higher cement consumption to achieve flowability and cohesion. Therefore, reducing cement consumption in SCC production is necessary for sustainability in the construction industry. This research aimed to analyze the technical feasibility of SCC with lower cement consumption compared to locally used dosages, optimizing the use of cement and additives while aiming to improve performance, including strength, without increasing costs. Two compositions of self-compacting concrete were prepared, one with the incorporation of polypropylene fibers and another without fibers, used as a reference. It was possible to achieve a cement consumption of 380 Kg/m³ in both mixtures. Initially, the compatibility between cement and superplasticizer admixture was analyzed to find the saturation point for material economy. Afterward, tests were conducted to characterize the fresh-state concrete, including the slump (Flow Test), flow time (t500), and resistance to segregation. Properties in the hardened state, such as apparent density, compressive strength, modulus of elasticity, and split tensile strength, were also evaluated. With this, it was observed that even with a smaller amount of cement in the mixture composition, representing a reduction of 4.3%, the compressive strength increased by 17.6%, and the properties in the fresh and hardened states were satisfactory, contributing to a more sustainable and eco-efficient SCC.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectSustentabilidade (Construção civil)por
dc.subjectEcoeficiência (Construção civil)por
dc.subjectConcreto autoadensávelpor
dc.subjectCimentopor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectEco-efficiencyeng
dc.subjectSelf-compacting concreteeng
dc.subjectCement consumptioneng
dc.subjectConstrução civilpor
dc.titleSustentabilidade e ecoeficiência na dosagem de concreto autoadensável : estudo para a redução do consumo de cimento e aditivospt_BR
dc.title.alternativeSustainability and eco-efficiency in self-compacting concrete mix design : a study to reduce the consumption of cement and additiveseng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Sandra Carla Lima-
dc.description.resumoA produção de concreto gera elevado impacto ambiental por ser um material que demanda alto consumo de matéria-prima, fato agravado pela produção do cimento Portland, devido às altas taxas de emissão de CO2. Concretos autoadensáveis (CAA) necessitam de altos teores de finos em sua formulação, gerando maior consumo de cimento para que possuam fluidez e coesão. Logo, a diminuição do consumo de cimento na produção do concreto autoadensável é necessária para a sustentabilidade na construção civil. A partir disso, esta pesquisa analisou a viabilidade técnica do CAA com menor consumo de cimento comparado a dosagens utilizadas localmente, otimizando o uso do cimento e dos aditivos, visando melhorar a performance também com relação à resistência, mas sem onerar custos. Para isso, foram feitas duas composições de concreto autoadensável, uma com incorporação de fibras de polipropileno e outra sem fibras, sendo usada como referência. Foi possível chegar ao consumo de cimento de 380 Kg/m³ em ambos os traços. Inicialmente foi analisada a compatibilidade entre o cimento e o aditivo superplastificante, a fim de encontrar o ponto de saturação para efeitos de economia desse material. Após isso, foram realizados ensaios de caracterização do concreto em estado fresco, sendo eles o espalhamento (Flow Test), tempo de escoamento (t500) e resistência à segregação. Foram avaliadas também as propriedades em estado endurecido, como a massa específica aparente, a resistência à compressão, módulo de elasticidade e resistência à tração por compressão diametral. Com isso, constatou-se que mesmo com menor quantidade de cimento na composição da mistura, representando redução de 4,3%, a resistência à compressão foi aumentada em 17,6% e as propriedades em estado fresco e endurecidos foram satisfatórias, contribuindo para que o CAA seja mais sustentável e ecoeficiente.pt_BR
dc.publisher.departmentDEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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