Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19098
Tipo de Documento: Relatório
Título: Avaliação da mortalidade e do desempenho biológico de Spodoptera frugiperda no milho Bt
Autor(es): Rodrigues, Michel Vinícios Gomes de Jesus
Data do documento: 2023
Orientador: Silva, Nilson Rodrigues da
Resumo: A lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) é a principal praga da cultura do milho, devido a sua alta capacidade de causar danos em folhas e grãos no campo. Para acabar com esse problema, a adoção de eventos milho transgênico que expressa uma ou mais toxina de Bacillus thuringiensis (Bt) tem sido adotado como a principal estratégia de controle dessa praga. Diante disso, o objetivo neste trabalho é avaliar a eficácia de controle e o desempenho biológico de S. frugiperda no milho Bt. Para a execução do experimento foram utilizados dois genótipos de milho, sendo um convencional (não- transgênico) e um transgênico (VTPRO 2 que expressa as toxinas Cry1A.105 + Cry2Ab2). Neste trabalho, foram utilizadas populações de S. frugiperda, oriundas de coletas dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Sergipe (GSE) e Canápolis, Minas Gerais (CMG) que foram submetidas a bioensaios em laboratório. Durante o estudo foram avaliadas os parâmetros biológicos peso de pupas, tempo de desenvolvimento e calculo do índice adaptativo das populações. De acordo com nossos resultados, o peso de pupa de 225,44 mg a 265,26 mg e o tempo de desenvolvimento larval variou de 17,05 a 18,14 dias, sendo significativamente maior para as populações GSE-CV e GSE-PRO em comparação a população CMG-CV. A população GSE-PRO apresentou o menor valor de índice adaptativo quando comparado as populações GSE-CV e CMG-CV, indicando a presença de alto custo adaptavo dessa população ao se alimentar das folhas do evento de milho Bt PRO 2. A população CMG-PRO não sobreveu a exposição ao milho Bt, indicando uma alta susceptibilidade dessa população ao evento de milho Bt usado nesse estudo. Nenhuma das populações sobreviveram até a fase reprodutiva, quando expostas ao milho Bt. De acordo com os resultados, o híbrido de milho VTPRO 2 apresentou alta eficácia de controle de S. frugiperda, indicando que este evento de milho deve ser considerado nas estratégias estratégias de manejo deste inseto praga nos estados de Sergipe e Minas Gerais.
Palavras-chave: Zea mays
Lagarta-do-cartucho
Transgênico
Resistência
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19098
Aparece nas coleções:33° Encontro de Iniciação Científica da UFS
Relatórios de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoMortalidadeDesempenhoSpodoptera.pdf324,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.