Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19119
Tipo de Documento: Relatório
Título: Encontros de formação em Comunicação Alternativa e Ampliada para os profissionais da saúde
Título(s) alternativo(s): Formação em comunicação alternativa e ampliada para os profissionais do centro especializado em reabilitação
Autor(es): Nóbrega, Guilherme de Menezes
Data do documento: 2023
Orientador: Givigi, Rosana Carla do Nascimento
Resumo: A presente pesquisa relata e analisa o processo de formação em Comunicação Ampliada e Alternativa para profissionais da saúde. Os encontros foram pensados numa perspectiva de grupalidade, sob a metodologia de pesquisa da pesquisa-ação). Durante o trabalho, foram realizados seis encontros de formação com a equipe de saúde do Centro Especializado em Reabilitação, Tipo IV, de Aracaju, para compreender e utilizar o sistema da CAA, com objetivos e temas sistematizados para cada dia. Como resultados, são trazidas análises críticas acerca da potencialidade do processo formativo em grupo, em contrapartida, com dificuldades como: baixa adesão de profissionais, falta de perspectiva do uso da CAA enquanto responsabilidade da equipe multidisciplinar de saúde, dificuldade da interação terapeuta-material lúdico, e necessidade de maior conscientização sobre o desenvolvimento atípico. São sugeridas e relatadas intervenções do processo formativo, visando construir caminhos para a inclusão de pessoas com necessidades complexas de comunicação.
Palavras-chave: Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA)
Educação continuada
Aprendizado colaborativo
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19119
Aparece nas coleções:33° Encontro de Iniciação Científica da UFS
Relatórios de Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EncontrosFormacaoComunicacaoAlternativaAmpliada.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.