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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCunha, Éricles dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Kevenny de Jesus-
dc.contributor.authorSantos, Moisés Junio Fagundes dos-
dc.date.accessioned2024-02-15T22:40:19Z-
dc.date.available2024-02-15T22:40:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19124-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectNavegação indoorpor
dc.subjectAprendizado por reforçopor
dc.subjectEnviesamento de informaçõespor
dc.subjectAlgoritmos de buscapor
dc.titleAprendizado por reforço aplicado à navegação bias offline em ambientes indoorpt_BR
dc.title.alternativeModelo inteligente para navegação offline em ambientes indoor baseado no enviesamento de informações em algoritmos de buscaspor
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.contributor.advisor1Benicasa, Alcides Xavier-
dc.description.resumoA navegação em ambientes internos apresenta desafios únicos em comparação com a navegação em ambientes externos, onde o GPS é amplamente utilizado. Este projeto teve como objetivo criar um modelo inteligente para aprimorar a navegação offline em ambientes indoor, onde o sinal de GPS é limitado. Com base em um ambiente previamente mapeado com coordenadas em um plano cartesiano, foram empregadas técnicas de Inteligência Artificial (IA), incluindo aprendizado por reforço, buscas cegas e heurísticas, para controlar a trajetória no ambiente. A pesquisa analisou e comparou os resultados obtidos por meio desses métodos, além de considerar estratégias de busca para gerar trajetórias entre pontos de origem e destino, levando em consideração também fatores de interesse e gestão do espaço. Os resultados foram avaliados e comparados entre os modelos por meio de experimentos de percurso, nos quais comparamos os mesmos pontos de origem e destino para os algoritmos, demonstrando as trajetórias no mapa do ambiente. Também realizamos um experimento em lote, gerando origens e destinos aleatórios e usando cada combinação para determinar qual algoritmo percorreu a menor distância. Em conclusão, este projeto demonstrou a eficácia do modelo proposto para melhorar a navegação em ambientes indoor com limitações de sinal de GPS. Os resultados dos experimentos indicaram que a abordagem de Inteligência Artificial mostrou-se promissora na resolução dos desafios associados à navegação interna.pt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisapt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: 33° Encontro de Iniciação Científica da UFS
Relatórios de Iniciação Científica

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