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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19124Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Cunha, Éricles dos Santos | - |
| dc.contributor.author | Santos, Kevenny de Jesus | - |
| dc.contributor.author | Santos, Moisés Junio Fagundes dos | - |
| dc.date.accessioned | 2024-02-15T22:40:19Z | - |
| dc.date.available | 2024-02-15T22:40:19Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19124 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.subject | Inteligência artificial | por |
| dc.subject | Navegação indoor | por |
| dc.subject | Aprendizado por reforço | por |
| dc.subject | Enviesamento de informações | por |
| dc.subject | Algoritmos de busca | por |
| dc.title | Aprendizado por reforço aplicado à navegação bias offline em ambientes indoor | pt_BR |
| dc.title.alternative | Modelo inteligente para navegação offline em ambientes indoor baseado no enviesamento de informações em algoritmos de buscas | por |
| dc.type | Relatório | pt_BR |
| dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Benicasa, Alcides Xavier | - |
| dc.description.resumo | A navegação em ambientes internos apresenta desafios únicos em comparação com a navegação em ambientes externos, onde o GPS é amplamente utilizado. Este projeto teve como objetivo criar um modelo inteligente para aprimorar a navegação offline em ambientes indoor, onde o sinal de GPS é limitado. Com base em um ambiente previamente mapeado com coordenadas em um plano cartesiano, foram empregadas técnicas de Inteligência Artificial (IA), incluindo aprendizado por reforço, buscas cegas e heurísticas, para controlar a trajetória no ambiente. A pesquisa analisou e comparou os resultados obtidos por meio desses métodos, além de considerar estratégias de busca para gerar trajetórias entre pontos de origem e destino, levando em consideração também fatores de interesse e gestão do espaço. Os resultados foram avaliados e comparados entre os modelos por meio de experimentos de percurso, nos quais comparamos os mesmos pontos de origem e destino para os algoritmos, demonstrando as trajetórias no mapa do ambiente. Também realizamos um experimento em lote, gerando origens e destinos aleatórios e usando cada combinação para determinar qual algoritmo percorreu a menor distância. Em conclusão, este projeto demonstrou a eficácia do modelo proposto para melhorar a navegação em ambientes indoor com limitações de sinal de GPS. Os resultados dos experimentos indicaram que a abordagem de Inteligência Artificial mostrou-se promissora na resolução dos desafios associados à navegação interna. | pt_BR |
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa | pt_BR |
| dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | 33° Encontro de Iniciação Científica da UFS Relatórios de Iniciação Científica | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AprendizadoReforcoNavegacaoBiasOffline.pdf | 8,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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