Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Jackeline Maria de | - |
dc.contributor.author | Silva, Joilson Pereira da | - |
dc.contributor.author | Faro, André | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-08T15:33:54Z | - |
dc.date.available | 2017-02-08T15:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, J. M.; SILVA, J. P.; FARO, A. Bullying e homofobia: aproximações teóricas e empíricas. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 289-297, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200289>. Acesso em: 08 fev. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-3539 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1916 | - |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou verificar como os fenômenos bullying e homofobia se aproximam, comparando a homofobia entre os atores do bullying (autor, alvo, alvo/autor e testemunhas) e observando se o conteúdo homofóbico é utilizado no bullying verbal. Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo como método survey. Participaram 808 jovens com idade média de 14,9 anos (DP = 1,98), oriundos de 9escolas estaduais de Aracaju-SE, que responderam a um questionário contendo questões sociodemográficas sobre bullying e uma escala de homofobia manifesta e sutil. Os resultados indicaram que 32% se definiram alvos de bullying, 12% autores, 22% alvos/autores e 34% somente testemunhas. A presença de conteúdo homofóbico no bullying verbal foi a segunda forma mais recorrente entre os participantes do sexo masculino (20%), tendo menor incidência entre as meninas (2%). Além disso, os adolescentes autores de bullying apresentaram maiores escores na escala de homofobia, se comparados aos alvos (p< 0,05)._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This study aimed at verifying how the phenomena bullying and homophobia approach, comparing homophobia bullying among actors (author, target, target / authors and witnesses) and observing the homophobic content is used in verbal bullying. A descriptive and quantitative study with survey method was performed. 808 young people participated with an average age of 14.9 years (SD = 1.98), coming from nine state schools in Aracaju-SE. They answered a questionnaire containing demographic questions, about bullying, homophobia and a scale manifest and subtle. The results indicated that 32% were defined targets of bullying, 12% authors, 22% target / authors and only 34% of controls. The presence of homophobic content in verbal bullying was the second most frequent form among male participants (20%) and lower incidence among girls (2%). In addition, bullies adolescents had higher scores on the scale of homophobia, compared to targets (p <0.05)._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Este estudio tuvo por objetivo verificar cómo los fenómenos bullying y homofobia se acercan, comparando la homofobia entre los actores del bullying (autor, diana, diana/autor y testigos) y observando si el contenido homofóbico es utilizado en el bullying verbal. Se realizó un estudio descriptivo y cuantitativo como método survey. Participaron 808 jóvenes con edad media de 14,9 años (DP = 1,98), oriundos de 9 escuelas estaduales de Aracaju-SE, que respondieron a un cuestionario que contenía cuestiones sociodemográficas sobre bullying y una escala de homofobia manifiesta y sutil. Los resultados indicaron que el 32% se definieron dianas de bullying, el 12% autores, el 22% dianas/autores y el 34% solamente testigos. La presencia de contenido homofóbico en el bullying verbal fue la segunda forma más frecuente entre los participantes del sexo masculino (el 20%), teniendo menos incidencia entre las niñas (el 2%). Además de eso, os adolescentes autores de bullying presentaron mayores escores en la escala de homofobia, si comparados a los dianas (p< 0,05). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Homophobia | pt_BR |
dc.subject | Teenager | pt_BR |
dc.title | Bullying e homofobia: aproximações teóricas e empíricas | pt_BR |
dc.title.alternative | Bullying and homophobia: theoretical and empirical approaches | pt_BR |
dc.title.alternative | Bullying y homofobia: aproximaciones teóricas y empíricas | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPS - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BullyingHomofobiaTeoricasEmpiricas.pdf | 340,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.