Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jackeline Maria de-
dc.contributor.authorSilva, Joilson Pereira da-
dc.contributor.authorFaro, André-
dc.date.accessioned2017-02-08T15:33:54Z-
dc.date.available2017-02-08T15:33:54Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.citationSOUZA, J. M.; SILVA, J. P.; FARO, A. Bullying e homofobia: aproximações teóricas e empíricas. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 289-297, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200289>. Acesso em: 08 fev. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2175-3539-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1916-
dc.description.abstractEste estudo objetivou verificar como os fenômenos bullying e homofobia se aproximam, comparando a homofobia entre os atores do bullying (autor, alvo, alvo/autor e testemunhas) e observando se o conteúdo homofóbico é utilizado no bullying verbal. Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo como método survey. Participaram 808 jovens com idade média de 14,9 anos (DP = 1,98), oriundos de 9escolas estaduais de Aracaju-SE, que responderam a um questionário contendo questões sociodemográficas sobre bullying e uma escala de homofobia manifesta e sutil. Os resultados indicaram que 32% se definiram alvos de bullying, 12% autores, 22% alvos/autores e 34% somente testemunhas. A presença de conteúdo homofóbico no bullying verbal foi a segunda forma mais recorrente entre os participantes do sexo masculino (20%), tendo menor incidência entre as meninas (2%). Além disso, os adolescentes autores de bullying apresentaram maiores escores na escala de homofobia, se comparados aos alvos (p< 0,05)._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This study aimed at verifying how the phenomena bullying and homophobia approach, comparing homophobia bullying among actors (author, target, target / authors and witnesses) and observing the homophobic content is used in verbal bullying. A descriptive and quantitative study with survey method was performed. 808 young people participated with an average age of 14.9 years (SD = 1.98), coming from nine state schools in Aracaju-SE. They answered a questionnaire containing demographic questions, about bullying, homophobia and a scale manifest and subtle. The results indicated that 32% were defined targets of bullying, 12% authors, 22% target / authors and only 34% of controls. The presence of homophobic content in verbal bullying was the second most frequent form among male participants (20%) and lower incidence among girls (2%). In addition, bullies adolescents had higher scores on the scale of homophobia, compared to targets (p <0.05)._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Este estudio tuvo por objetivo verificar cómo los fenómenos bullying y homofobia se acercan, comparando la homofobia entre los actores del bullying (autor, diana, diana/autor y testigos) y observando si el contenido homofóbico es utilizado en el bullying verbal. Se realizó un estudio descriptivo y cuantitativo como método survey. Participaron 808 jóvenes con edad media de 14,9 años (DP = 1,98), oriundos de 9 escuelas estaduales de Aracaju-SE, que respondieron a un cuestionario que contenía cuestiones sociodemográficas sobre bullying y una escala de homofobia manifiesta y sutil. Los resultados indicaron que el 32% se definieron dianas de bullying, el 12% autores, el 22% dianas/autores y el 34% solamente testigos. La presencia de contenido homofóbico en el bullying verbal fue la segunda forma más frecuente entre los participantes del sexo masculino (el 20%), teniendo menos incidencia entre las niñas (el 2%). Además de eso, os adolescentes autores de bullying presentaron mayores escores en la escala de homofobia, si comparados a los dianas (p< 0,05).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEEpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subjectTeenagerpt_BR
dc.titleBullying e homofobia: aproximações teóricas e empíricaspt_BR
dc.title.alternativeBullying and homophobia: theoretical and empirical approachespt_BR
dc.title.alternativeBullying y homofobia: aproximaciones teóricas y empíricaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BullyingHomofobiaTeoricasEmpiricas.pdf340,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.