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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19175
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Aulas semanais de educação física e fatores associados em adolescentes brasileiros |
Autor(es): | Simões, Viviane de Andrade |
Data do documento: | 26-Jan-2024 |
Orientador: | Silva, Roberto Jerônimo dos Santos |
Resumo: | Introdução: A quantidade de aulas de Educação Física, é diversa é todo o país, podendo influenciar o estilo de vida dos adolescentes. Este estudo tem por objetivo identificar as associações entre as aulas de Educação Física e seus benefícios em adolescentes brasileiros. Métodos: O modelo “B” foi utilizado de acordo com o programa, onde possui uma introdução estendida, dois capítulos (artigo 1 e artigo 2) e considerações finais. O estudo 1 é um artigo de opinião e o estudo 2 é um estudo descritivo, de delineamento transversal, que utiliza os dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde do Adolescente 2019, na análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e regressão logística binária. Resultados: Estudo 1: Os benefícios associados às aulas de Educação Física na escola são bem elencados na literatura, indo desde a melhora da autonomia do indivíduo, passando pelo aumento do arcabouço motor, até o aumento de predisposição para aquisição de hábitos saudáveis. As aulas de Educação Física no Brasil passam por diversos tipos de problemas, indo desde a falta de um documento norteador que determine o número de aulas semanais, seriação de conteúdos e a falta de infraestrutura e materiais adequados à intervenção. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a importância da Educação Física e atividade física no espaço escolar. Estudo 2: Estudantes do sexo feminino (OR=0.96; IC95%= 0.94; 0.99), “Não brancos” (OR = 0.79; IC95% = 0.78; 0.81), mais velhos (OR=0.96; IC95%= 0.96; 0.97), de escolas públicas (OR=0.53; IC95%=0.52; 0.54), do ensino médio (OR=0.38; IC95%= 0.36; 0.39), e com mais horas em comportamento sedentário (OR=0.98; IC95%= 0.98; 0.99), apresentaram chances reduzidas de participarem de duas ou mais aulas de Educação Física/semana. Adolescentes classificados como “ativos” (OR=1.88; IC95%=1.83; 1.93) apresentaram chances aumentadas em participar das aulas semanais de Educação Física. Conclusão: A quantidade de aulas de Educação Física escolar deve ser regulamentada em todo território nacional, com o mínimo de três aulas semanais, seguindo as recomendações internacionais. Bem como, que políticas públicas sejam estabelecidas objetivando a melhora dos locais disponíveis, e de implementos de materiais propícios para a prática da disciplina, fazendo com que tenha mais chances dos adolescentes melhorarem seus hábitos. |
Abstract: | Introduction: The number of Physical Education classrooms is diverse throughout the country, potentially influencing the lifestyle of adolescents. This study aims to identify the associations between Physical Education classrooms and their benefits in Brazilian adolescents. Methods: The model “B” was used in accordance with the program, where there is a detailed introduction, two chapters (article 1 and article 2) and final considerations. Study 1 is an opinion article and study 2 is a descriptive study, with transversal delineation, that uses the secondary data of the National Adolescent Health Research 2019, in the analysis of two data, descriptive statistics and binary logistic regression are used. Results: Study 1: The benefits associated with Physical Education classrooms in schools are presented in literature, ranging from greater individual autonomy to increased motor skills, including increased predisposition to acquire healthy habits. The Physical Education classrooms in Brazil go through various types of problems, ranging from the lack of a guiding document that determines the number of classrooms per week, the number of contents and the lack of infrastructure and materials suitable for intervention. The objective of this article is to present and discuss the importance of Physical Education and physical activity in the school space. Study 2: Female students (OR=0.96; 95% CI= 0.94; 0.99), “No whites” (OR = 0.79; 95% CI = 0.78; 0.81), older children (OR=0.96; 95% CI= 0.96; 0.97) ), from public schools (OR=0.53; 95%CI=0.52; 0.54), from middle school (OR=0.38; 95%CI= 0.36; 0.39), and with more hours in sedentary behavior (OR=0.98; 95%CI= 0.98 ; 0.99), they present reduced chances of participating in two or more Physical Education classrooms/week. Adolescents classified as “active” (OR=1.88; 95%CI=1.83; 1.93) have increased chances of participating in weekly Physical Education classrooms. Conclusion: The number of school Physical Education classrooms must be regulated throughout the national territory, with a minimum of three classrooms per week, following international recommendations. Just like, what public policies are established aiming at the better the two localities available, and the implements of materials conducive to the practice of discipline, making it easier for the adolescents to have better their habits |
Palavras-chave: | Educação física Atividade física Exercícios físicos Adolescentes Política pública Educação básica Physical Education Adolescents Physical Activity |
área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação Física |
Citação: | SIMÕES,Viviane de Andrade. Aulas semanais de educação física e fatores associados em adolescentes brasileiros. 2024. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19175 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Física |
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