Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19188
Tipo de Documento: Monografia
Título : Parasitismo por Dirofilaria immitis em cão: Relato de caso.
Autor : Dantas, Gleice Cardozo
Fecha de publicación : 25-feb-2024
Director(a): Marinho, Glenda Lídice de Oliveira Cortez
Resumen: O presente estudo aborda o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na clínica Amevet em Paulo Afonso – Bahia, no período de 28 de julho de 2023 a 01 de dezembro de 2023, totalizando 864 horas com foco em clínica médica e cirúrgica de cães, gatos e animais silvestres. Ainda, discorre detalhes acerca das casuísticas das afecções mais presentes na clínica veterinária e as atividades desenvolvidas, como acompanhamentos em consultas, internamento, cirurgias e laboratório. Atividades essas que foram de grande valia para o enriquecimento pessoal e profissional. O TCC traz uma revisão bibliográfica sobre dirofilariose, abordando pontos cruciais como ciclo de vida, epidemiologia, patogênese, sinais clínicos, métodos diagnósticos, tratamentos recomendados, importância zoonótica e prevenção, sendo estes pontos primordiais para a abordagem do relato de caso de um canino, SRD, 6 anos, com queixa principal apenas de anorexia e que, após exames complementares: hemogramas, bioquímicos, teste sorológico rápido e exames de imagem, foi diagnosticado que o animal estava com dirofilariose. Posteriormente aos diversos tratamentos e devido a progressão e problemas secundários associados a patologia, o animal teve óbito. Dessa forma, observa-se a importância deste trabalho como contribuição à medicina veterinária, visando, portanto, fornecer informações e conhecimento sobre esta grave doença.
Palabras clave : Medicina veterinária
Cães
Dirofilariose
Estágio supervisionado
Verme do coração
Área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: NMVS – Núcleo de Graduação em Medicina Veterinária - Nossa Senhora da Glória – Presencial
Citación : DANTAS, Gleice Cardozo. Parasitismo por Dirofilaria immitis em cão: relato de caso. 2024. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19188
Aparece en las colecciones: Medicina Veterinária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gleice_Cardozo_Dantas.pdf2,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.