Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Alessandra Figuerêdo-
dc.date.accessioned2024-02-29T17:52:14Z-
dc.date.available2024-02-29T17:52:14Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.citationMOREIRA, Alessandra Figuerêdo. Dos trilhos do trem ao jornal “Correio da Pedra”: uma viagem ao início do processo educativo no percurso da estrada de ferro Paulo Afonso – Piranhas (AL) a Jatobá (PE) - (1879-1930). 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19197-
dc.description.abstractThis research proposes to analyze the pedagogical and cultural practices of the schools that bordered the Estrada de Ferro Paulo Afonso (Paulo Afonso Railroad), published in the newspaper Correio da Pedra, between 1922 and 1930. The chronological cut refers to 1922 as the year of the first edition that it was possible to locate and 1930 as the year in which the weekly had its last publication. This study is part of the field of History of Education and constitutes a qualitative examination of the historical, documentary, and bibliographic knowledge that shares principles defended by Cultural History. The theoretical-methodological foundations that support this work meet the concepts of “civilization”, upheld by Norbert Elias, articulated to the visions of “modernity”, used by Justino Magalhães, and to the ideas of “representation”, “appropriation”, and “materiality”, by Roger Chartier, which contributed to the analysis process of the collected data. Among the proposed documentary sources are the weekly newspaper Correio da Pedra, as a primary source, and also laws, decrees, official letters, and photographs. The documentary sources that guide our research are in the collection of the Historical and Geographical Institute of Alagoas – IHGAL and the Public Archive of Alagoas – APA. In this sense, it is understood that the arrival of the railroad and the initiatives of these men contributed to modify the local physiognomy and helped in the constitution of a new dynamic in the society of the time.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectFontes da históriapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectDesenvolvimento socialpor
dc.subjectEscolas na Estrada de Ferro Paulo Afonsopor
dc.subjectEducação no sertãopor
dc.subjectInstrução públicapor
dc.subjectSchools in the Paulo Afonso Railwayeng
dc.subjectEducation in the Sertãoeng
dc.subjectPublic instructioneng
dc.titleDos trilhos do trem ao jornal “Correio da Pedra”: uma viagem ao início do processo educativo no percurso da estrada de ferro Paulo Afonso – Piranhas (AL) a Jatobá (PE) - (1879-1930)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Josefa Eliana-
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe-se analisar práticas pedagógicas e culturais das escolas que margeavam a Estrada de Ferro Paulo Afonso – Piranhas (AL) a Jatobá (PE) -, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O recorte temporal adotado, entre os anos de 1879 e 1930, corresponde ao período de indícios das primeiras escolas do percurso pesquisado e da última edição publicada pelo jornal “Correio da Pedra”, principal fonte documental utilizada na pesquisa. O estudo tem por finalidade evidenciar o trabalho realizado, sobretudo, por Reinaldo von Krüger, além de Delmiro Gouveia e Dr. Brandão Cavalcanti como homens que transformaram a vida dos habitantes daquela região, destacando as transformações no âmbito da educação. Este estudo insere-se no campo da História da Educação e constitui-se em uma pesquisa qualitativa, de cunhos histórico, documental e bibliográfico que comunga princípios defendidos pela História Cultural. Os fundamentos teórico-metodológicos que cimentam este trabalho atendem aos conceitos de “civilização”, defendido por Norbert Elias, articulado ao conceito de “modernidade”, utilizado por Justino Magalhães, e aos conceitos de “representação”, “apropriação” e “materialidade”, de Roger Chartier, os quais subsidiaram o processo de análise dos dados coletados. Dentre as fontes documentais apresentam-se: jornais, leis, decretos, ofícios e fotografias. As fontes documentais que direcionam nossa pesquisa encontram-se no acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL, e no Arquivo Público de Alagoas – APA. Nesse sentido, entende-se que a chegada da ferrovia e as iniciativas desses homens contribuíram para modificar a fisionomia local e ajudaram na constituição de uma nova dinâmica na sociedade da época.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRA_FIGUEREDO_MOREIRA.pdf9,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.