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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Riscos, travessias e escrevivências: a transarte e transpoesia como possibilidades para uma outra educação
Autor(es): Santos, Thomas Cardoso Bastos
Data do documento: 21-Jul-2023
Orientador: Dias, Alfrancio Ferreira
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo compreender como a produção das escrevivências das Transmasculinidades pode contribuir para o campo da educação. Para tal, buscou-se conhecer as escrevivências, Transartes e Transpoesias das Transmasculinidades, partindo da seguinte questão de pesquisa: como a produção artística das Transmasculinidades pode contribuir para a construção de outros espaços educativos? Assim, a partir da escrevivências mobilizadas por pessoas Transmasculinas compomos batalhas de desobediências, como proposto por Preciado (2020), ao posicionar esta pesquisa partir de uma série de riscos e marcas no sentido de rasurar, romper, borrar, de traçar uma linha, tal como fazemos quando erramos em alguma coisa que estamos escrevendo para a qual não temos a borracha. Desse modo, o estudo se mobiliza em torno de três riscos: “Como Lourival, que era mulher, pôde se passar por homem por tanto tempo?”, “Trans-parto” e “por uma escrita Transmasculina”. Esses riscos servem de enunciado para o desenvolvimento de cada capítulo. A partir de um olhar às escrevivências das Transmasculinidades, procuramos refletir sobre as potencialidades da Transarte e da Transpoesia das Transmasculinidades na composição de modos outros de existência, para além da universalização das experiências Transmasculinas; procuramos identificar quais as pistas das mobilizações da Transarte e Transpoesia das Transmasculinidades para pensar outros modos do fazer currículo; refletir sobre as escrevivências Transmasculinas enquanto práticas educativas. Isso concomitantemente à composição da escrita da dissertação e do exercício de pensar com as teorias em aliança, inspirado nos estudos de Rocha (2023), aos pensamentos de Paul B. Preciado, Bruno Santana, Cello Pfeil, Bruno Pfeil, Lino Arruda. As rotas metodológicas da pesquisa caminham com a Conceição Evaristo, compreendendo que a escrevivência de Evaristo (2017) traz esses movimentos de alianças, um diálogo conjunto e a possibilidade de uma autoria coletiva. Nessa travessia, fomos compondo com poesias, quadrinhos, artes visuais e músicas de Transmasculinos. Como proposto pelo escritor e pensador Paul B. Preciado, a ideia é propor outros mapas, a partir das escrevivências Transmasculinas como rotas de fugas possíveis para a educação, e para além, é a possibilidade de riscar as lógicas cisheteronormativas, brancas que estruturam toda nossa sociedade.
Palavras-chave: Educação
Poesia
História e crítica
Arte
Pessoas transgênero
Identidade
Escrevivência
Transarte
Transpoesia
Transmasculinidades
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Thomas Cardoso Bastos. Riscos, travessias e escrevivências: a transarte e transpoesia como possibilidades para uma outra educação. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19199
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