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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19207
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Transtorno do processamento auditivo central e aprendizagem: proposta de intervenção |
Autor(es): | Santos, Pedro Henrique Bispo dos Silva, Ueslane dos Santos da |
Data do documento: | 21-Jun-2022 |
Orientador: | Carlino, Fabiana Cristina |
Resumo: | Objetivo: O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar uma proposta de intervenção fonoaudiológica para uma criança com transtorno do processamento auditivo central e distúrbio de aprendizagem, tendo como principal estratégia a estimulação do hemisfério direito, por meio da musicoterapia. Metodologia: Participou do estudo uma criança do gênero feminino de sete anos e seis meses, com dificuldades na aprendizagem e transtorno de processamento auditivo. Foi aplicado o protocolo de anamnese com a mãe da paciente, a fim de coletar informações que pudessem justificar a alteração apresentada pela criança. Em seguida, foram aplicados os seguintes protocolos: Atenção por Cancelamento; Nomear e Associar Estimulação da Linguagem e da Memória; Memória Estimulação da Linguagem e da Memória (Montiel e Capovilla, 2007). Após a avaliação foi realizado o programa de intervenção, com foco na estimulação das funções executivas, no trabalho da coordenação motora fina e grossa, na consciência fonológica e silábica (através de feedback visual e auditivo) e, também, da estimulação do hemisfério direito, por meio da musicoterapia, como ferramenta capaz de melhorar significativamente os aspectos ligados as funções linguísticas e paralinguísticas. Resultados: Observouse melhora significativas nas funções executivas, coordenação motora, no entanto, a paciente ainda apresenta bastante dificuldade em relação a codificação e decodificação de símbolos linguísticos. Conclusão: Desta forma, a estimulação do hemisfério direito utilizando a musicoterapia mostrou-se eficaz para o desenvolvimento da compreensão e expressão da linguagem oral, além de melhorar significamente o processo de aprendizagem. |
Abstract: | Objective: The aim of this study was to elaborate and evaluate a proposal for speech therapy intervention for a child with central auditory processing disorder and learning disorder, having as main strategy the stimulation of the right hemisphere, through music therapy. Methodology: A seven-year-old and six-month-old female child with learning difficulties and auditory processing disorder participated in the study. The anamnesis protocol was applied with the patient's mother in order to collect information that could justify the alteration presented by the child. Then, the following protocols were applied: Attention for Cancellation; Name and Associate - Language and Memory Stimulation; Memory - Language and Memory Stimulation (Montiel and Capovilla, 2007). After the evaluation, the intervention program was carried out, focusing on the stimulation of executive functions, the work of fine and coarse motor coordination, phonological and sylabic awareness (through visual and auditory feedback) and also the stimulation of the right hemisphere, through music therapy, as a tool capable of significantly improving the aspects related to linguistic and paralinguistic functions. Results: There was a significant improvement in executive functions, motor coordination, however, the patient still presents a great deal of difficulty in relation to the codification and decoding of linguistic symbols.Conclusion: Thus, the stimulation of the right hemisphere using music therapy proved to be effective for the development of understanding and expression of oral language, besides significantly improving the learning process. Objetivo: El objetivo de este estudio fue elaborar y evaluar una propuesta de intervención logopédica para un niño con trastorno del procesamiento auditivo central y trastorno del aprendizaje, teniendo como estrategia principal la estimulación del hemisferio derecho, a través de la musicoterapia. Metodología: Una niña de siete y seis meses con dificultades de aprendizaje y trastorno del procesamiento auditivo participó en el estúdio. . El protocolo de anamnesis se aplicó con la madre del paciente con el fin de recopilar información que pudiera justificar la alteración presentada por el niño. Luego, se aplicaron los siguientes protocolos: Atención por Cancelación; Nombre y Asociado - Estimulación del Lenguaje y la Memoria; - Estimulación del lenguaje y la memoria (Montiel y Capovilla, 2007). Tras la evaluación, se llevó a cabo el programa de intervención, centrado en la estimulación de las funciones ejecutivas, el trabajo de coordinación motora fina y gruesa, la conciencia fonológica y silábica (a través de la retroalimentación visual y auditiva) y también la estimulación del hemisferio derecho, a través de la musicoterapia, como herramienta capaz de mejorar significativamente los aspectos relacionados con las funciones lingüísticas y paralingüísticas. Resultados: Hubo una mejora significativa en las funciones ejecutivas, la coordinación motora, sin embargo, el paciente todavía presenta una gran dificultad en relación con la codificación y decodificación de símbolos lingüísticos. Conclusión: Así, la estimulación del hemisferio derecho mediante musicoterapia demostró ser efectiva para el desarrollo de la comprensión y expresión del lenguaje oral, además de mejorar significativamente el proceso de aprendizaje. |
Palavras-chave: | Fonoaudiologia Musicoterapia Aprendizagem Leitura Escrita Leitura e escrita Processamento auditivo central Learning Music therapy Reading and writing Central auditory processing Aprendizaje Musicoterapia Lectura y Escritura Procesamiento Auditivo Central |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial |
Citação: | SANTOS, Pedro Henrique Bispo dos; SILVA, Ueslane dos Santos da. Transtorno do processamento auditivo central e aprendizagem: proposta de intervenção. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19207 |
Aparece nas coleções: | Fonoaudiologia |
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