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dc.contributor.authorMariano, Guilherme Henrique Pereira-
dc.date.accessioned2024-03-01T19:58:20Z-
dc.date.available2024-03-01T19:58:20Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationMARIANO, Guilherme Henrique Pereira. A metafísica da noite no cinema de fluxo: a intuição do devir material nas paisagens durativas. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19211-
dc.description.abstractThe present research aims to explore three main reflective movements. Firstly, we depart from the assumption of a new stage occupied by the cinema of flux, as defined by Oliveira Jr. (2010), within the 19th-century painting's revolution of landscape representation, as presented by Aumont (2004), by the continuity of the transformation of our perceptual relations with matter through these artistic expressions. Secondly, we contemplate a possible "metaphysics of the night," where the constant threat of non-being, proposed by Bachelard (2018), along with the concepts of duration and intuition, central theses in Bergson's philosophy (1974, 1999), offer a means to experience absolute material becoming. Lastly, we employ the films Toute une nuit (1982) by Chantal Akerman and Sábado à noite (2007) by Ivo Lopes Araújo as vehicles to interconnect the previously raised debates and, drawing from Sobchack's (1992) bodily cinematic theories, we propose new discussions to address the following question: Do the nocturnal urban landscapes of the cinema of flux possess the potential, just like the concrete experience of the night, to provide us with an intuition of the absolute duration of reality?eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMetafísicapor
dc.subjectArte e cinemapor
dc.subjectDevir (Filosofia)por
dc.subjectCinema de fluxopor
dc.subjectCinema e Paisagempor
dc.subjectCinema e Pinturapor
dc.subjectCinema e Corpopor
dc.subjectMetafísica da Noitepor
dc.subjectBergsonpor
dc.subjectMatériapor
dc.subjectCinema of fluxeng
dc.subjectFilm and Landscapeeng
dc.subjectFilm and Paintingeng
dc.subjectFilm and Bodyeng
dc.subjectMetaphysics of the nighteng
dc.subjectMattereng
dc.titleA metafísica da noite no cinema de fluxo: a intuição do devir material nas paisagens durativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernando de-
dc.description.resumoPretende-se, com a presente pesquisa, três movimentos reflexivos principais. No primeiro, partimos da suposição de um novo estágio, ocupado pelo cinema de fluxo, segundo a definição de Oliveira Jr. (2010), na revolução da representação paisagística iniciada na pintura do séc. XIX, tal como foi apresentada por Aumont (2004), através da continuidade do processo de transformação de nossas relações perceptivas com a matéria proporcionadas por essas expressões artísticas. Após, ponderaremos uma possível “metafísica da noite”, em que temos, na constante ameaça do não-ser, proposta por Bachelard (2018), unida aos conceitos de duração e intuição, teses centrais na filosofia de Bergson (1974, 1999), um meio de se experienciar o devir material absoluto. Por último, utilizaremos os filmes Toda uma noite (1982), de Chantal Akerman, e Sábado à noite (2007), de Ivo Lopes Araújo, como meios de concatenarmos os debates anteriormente levantados e, a partir das teorias cinematográficas corporais de Sobchack (1992), propormos novas discussões, a fim de possibilitar respostas à seguinte questão: as paisagens urbanas noturnas do cinema de fluxo apresentam a potência, tal qual a experiência concreta da noite, de nos proporcionar uma intuição da duração absoluta do real?pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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