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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Vitoria Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T19:24:08Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T19:24:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vitoria Maria Santos. Dislexia e o uso do p300: uma revisão de literatura. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19214 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | por |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Potencial evocado P300 | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.title | Dislexia e o uso do p300: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Pablo Jordão Alcântara | - |
dc.description.resumo | Introdução: Indivíduos que são portadores de dislexia podem apresentar atraso no desenvolvimento das habilidades auditivas, o que pode interferir no processo de aprendizagem. Alterações no processamento auditivo podem causar dificuldades na aprendizagem escolar. O P300 é um Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência (PEALL) que contempla especialmente estruturas responsáveis pela discriminação, integração e atenção do cérebro ao som apresentado. Dessa forma, ele é aplicado para constatar alterações neurais do processamento sequencial de informações auditivas, memória instantânea e/ou tomada de decisões. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre os principais achados do uso do P300 em casos de pacientes com dislexia. Método: Revisão de literatura sobre o tema Dislexia e P300, sendo usada a estratégia PICO para construção da pergunta norteadora: Quais os principais achados a respeito do uso do potencial cognitivo P300 em pacientes com dislexia? Resultados: Esses artigos trazem uma diferença significante da medida dos potenciais evocados auditivos cognitivos no componente N2 e P3 que se mostrou mais curta no grupo com dislexia e de menor amplitude. Conclusão: Os indivíduos com dislexia apresentaram desempenho abaixo do padrão de normalidade no Potencial Cognitivo - P300. O componente N2 e P3 se mostraram mais curto no grupo com dislexia e apresentaram também uma menor amplitude. Houve indícios de associação de déficits funcionais das habilidades auditivas em disléxicos. | pt_BR |
dc.publisher.department | DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Lagarto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Vitória_Maria_Santos_Silva_TCC.pdf | 105,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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