Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19215
Tipo de Documento: Monografia
Título: Comparação da eficiência mastigatória e índice de satisfação nos diferentes tipos de prótese dentária: revisão sistemática
Autor(es): Barbosa, Valdemir de Souza
Data do documento: 28-Jun-2022
Orientador: Trench, Janayna de Aguiar
Resumo: Introdução: A perda de elementos dentários é um fato que ocorre com a maioria das pessoas, principalmente durante senescência, e depende de vários fatores como sexo, idade higiene oral e hábitos de vida. Essa perda causa danos na estética, fala, mastigação e deglutição do indivíduo. A fim de resolver estes problemas foram criadas as próteses dentárias, porém sua má adaptação pode causar insatisfação do paciente que a utiliza, visto que afeta diretamente sua qualidade de vida. Objetivo: Comparar os diferentes tipos de próteses dentárias completas e analisar a eficiência mastigatória e índice de satisfação para o uso dessas próteses. Método: Uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida através de buscas nas bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando descritores em português e inglês com o uso do operador boleano "AND" As seguintes estratégias foram traçadas: "Dental prosthesis AND mastigation AND patient satisgaction", "Dental prosthesis AND mastication", "Dental prosthesis AND patiente satisfaction", "Prótese Dentária AND Mastigação" e "prótese dentária AND Satisfação". Foram incluídos artigos que fizessem a comparação de pelo menos dois tipos de próteses dentárias totais, publicados entre os anos de 2016 a 2021, nos idiomas inglês, português e espanhol e com acesso gratuito. Resultados: Ao total foram encontrados 1563 artigos nas bases de dados, desses apenas 8 se enquadraram nos critérios de seleção. Conclusão: os estudos analisados nessa revisão apontaram que a satisfação do paciente quanto ao uso das próteses dentárias depende de fatores como: estética, conforto para falar e sorrir, retenção, estabilidade e eficiência mastigatória. As próteses comuns (PC) são eficientes para quase todos esses aspectos, exceto a retenção e estabilidade. Por este motivo, as próteses do tipo overdenture (implantosuportada removível) cumpriu o objetivo de melhorar estes dois aspectos, se tornando a mais completa entre os tipos de próteses analisadas nesses artigos.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Mastigação
Prótese dentária
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial
Citação: BARBOSA, Valdemir de Souza. Comparação da eficiência mastigatória e índice de satisfação nos diferentes tipos de prótese dentária: revisão sistemática. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19215
Aparece nas coleções:Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdemir_de_Souza_Barbosa_TCC.pdf636,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.