Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaro, André-
dc.contributor.authorPereira, Marcos Emanoel-
dc.date.accessioned2017-02-09T13:28:45Z-
dc.date.available2017-02-09T13:28:45Z-
dc.date.issued2012-08-
dc.identifier.citationFARO, A.; PEREIRA, M. E. Estresse, atribuição de causalidade e valência emocional: revisão da literatura. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 64, n. 2, p. 76-92, ago. 2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672012000200007>. Acesso em: 09 fev. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1809-5267-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1922-
dc.description.abstractEsta revisão objetivou reunir conhecimentos teóricos e empíricos sobre conceitos e indícios de relação entre atribuição de causalidade, valência emocional e estresse, como também congregar propostas de interpretação dos relacionamentos entre esses constructos e a saúde. Para tanto, foi efetuada uma revisão narrativa, não sistemática, em novembro de 2011, nas bases de dados Web of Science, SciELO e Pepsic. Ao final, constatam-se estudos que ratificam o impacto do locus de controle e das emoções positivas e negativas no processo adaptativo, tendo sido evidenciados aspectos conceituais e achados empíricos que dinamizam a relação entre tais construtos, o estresse e a saúde._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This review aims to gather theoretical and empirical knowledge about concepts and evidences of the relationship between causal attribution, emotional valence and stress, and it also seeks to assemble proposals for interpretation of the relationships between these constructs and health. Therefore, we performed a narrative review, non-systematic, on November 2011, in the databases of Web of Science, Scielo and Pepsic. In the end, there are studies that confirm the impacts of the locus of control, the positive and negative emotions in the adaptive process, and we have also highlighted conceptual aspects and empirical findings that explain the relationship between stress and health._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Esta revisión tuvo por objetivo reunir conocimientos teóricos y empíricos acerca de conceptos y evidencias de la relación entre la atribución causal, valencia emocional y el estrés, así como también trató de establecer propuestas para la interpretación de las relaciones entre estos constructos y la salud. Para ello se realizó una revisión narrativa, asistemática, en noviembre de 2011, en las bases de datos Web of Science, Scielo y Pepsic. Al final, se encontraron estudios que confirman el impacto de locus de control y de las emociones positivas y negativas en el proceso adaptativo, y se destacaron aspectos conceptuales y hallazgos empíricos que explican la relación entre estes constructos, el estrés y la salud.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectLocus de controlept_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectStresspt_BR
dc.subjectLocus of controlpt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectEstréspt_BR
dc.subjectLocus de controlpt_BR
dc.subjectEmocionespt_BR
dc.titleEstresse, atribuição de causalidade e valência emocional: revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeStress, causal attribution and emotional valence: literature reviewpt_BR
dc.title.alternativeEstrés, atribución causal y valencia emocional: revisión de la literaturapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstresseValenciaEmocionalLiteratura.pdf204,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.