Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19239
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Happy child, a contação de histórias como instrumento para o letramento linguístico : comportamento e competências infantis no ensino de língua inglesa do Fundamental Menor/Educação infantil |
Autor(es): | Andrade, Carla Camila Lopes Silva |
Data do documento: | 20-Out-2023 |
Orientador: | Menezes, Vinícios Souza de |
Resumo: | O presente documento "HAPPY CHILD, a Contação de Histórias como Instrumento para o Letramento Linguístico" é um projeto que se concentra na promoção do letramento linguístico entre crianças em idade pré-escolar do ensino Fundamental Menor/ Educação Infantil, com foco no ensino da língua inglesa e que trata consequentemente do Comportamento e Competência linguísticos utilizando a contação de histórias como uma ferramenta eficaz para desenvolver habilidades de alfabetização em crianças. A Contação de histórias é uma estratégia pedagógica poderosa, pois envolve as crianças em narrativas envolventes em língua inglesa, tornando o aprendizado mais acessível e prazeroso. Dentro desse contexto, o projeto "HAPPY CHILD" visa não apenas desenvolver as habilidades linguísticas das crianças, mas também prepará-las para enfrentar o mundo da informação de maneira crítica e responsável. Isso inclui ensinar as crianças a utilizarem o aprendizado de forma proveitosa por meio da contação de histórias bilíngues dentro de um contexto escolar, capacitando as crianças com as habilidades necessárias para se tornarem consumidoras conscientes e críticas em um mundo cada vez mais diversificado. O objetivo geral desse trabalho é investigar a relevância da Contação de histórias para o Letramento Linguístico em Língua inglesa das crianças do Fundamental Menor/ Educação Infantil, formulado em mapear fontes de informação infantil para o ensino da língua através da Contação de histórias; cotejar os eixos organizadores do ensino da Língua inglesa com as competências a serem desenvolvidas segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); elaborar práticas de Contação de histórias como auxílio pedagógico e reproduzir, em forma de vídeos no Instagram, as histórias infantis selecionadas e narradas aos alunos como forma de registrar as atividades classificando-se de forma descritiva e de caráter bibliográfico com uma literatura baseada nos quatro eixos norteadores da BNCC, são eles: Oralidade, Escrita, Conhecimentos linguísticos e Dimensão permitindo perceber a importância de se ter mais um instrumento para o processo de ensino em sala de aula explorando históricos e desenvolvendo suas habilidades e competências para o aluno, professor e outros através de necessidades e desafios que estimulem a arte do aprender, entender, do saber fazer e da afetividade no processo de ensino e aprendizagem ao longo de toda a discursiva que vai além da sala de aula. Os resultados foram concluídos a partir da variação etária e do desenvolvimento escolar das turmas, e, se a contação de história desempenhou um papel relevante no curso da aprendizagem, se demonstrou um resultado significativo como proposta de ferramenta para um estudo mais leve e produtivo do ensino da língua inglesa relatando as ações de contação de história que ocorreram e todos os dados que despertam de quanto foi positiva a execução deste trabalho. |
Abstract: | This document "HAPPY CHILD, the Storytelling as an Instrument for Linguistic Literacy" is a project that focuses on the promotion of language literacy among preschool children of Elementary School Minor/ Early Childhood Education, with a focus on English language teaching and that consequently deals with Behavior and Linguistic Competence using storytelling as an effective tool to develop literacy skills in children. Storytelling is a powerful pedagogical strategy, as it involves children in engaging narratives in English, making learning more accessible and enjoyable. Within this context, the project "HAPPY CHILD" aims not only to develop children‟s language skills, but also to prepare them to face the world of information critically and responsibly. This includes teaching children to use learning profitably by telling bilingual stories within a school context, empowering children with the skills to become conscious and critical consumers in an increasingly diverse world. The general objective of this work is to investigate the relevance of Storytelling for English Language Literacy of children in Elementary School/ Early Childhood Education, formulated to map sources of children‟s information for language teaching through storytelling; compare the organizing axes of English language teaching with the skills to be developed according to the Common National Curriculum Base (BNCC); develop Storytelling practices as a pedagogical aid and reproduce, in the form of videos on Instagram, the children‟s stories selected and narrated to the students as a way to record the activitiesbibliographic character with a literature based on the four guiding axes of BNCC, they are: Orality, Writing. |
Palavras-chave: | Ciência da informação Biblioteconomia e documentação Ensino superior (UFS) Contação de histórias Língua inglesa (Ensino) Letramento linguístico Storytelling Eenglish language teaching Linguistic literacy Ensino fundamental |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Andrade, Carla Camila Lopes Silva. Happy child, a contação de histórias como instrumento para o letramento linguístico : comportamento e competências infantis no ensino de língua inglesa do Fundamental Menor/Educação Infantil. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19239 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla_Camila_Lopes_Silva_Andrade.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.