Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19242
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Sara Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T19:06:58Z | - |
dc.date.available | 2024-03-11T19:06:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | Ribeiro, Sara Lopes. Relações de gênero na educação física : revisão sistemática a partir de periódicos científicos da educação física brasileira. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19242 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Resolução de conflitos | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | Relações de gênero na educação física : revisão sistemática a partir de periódicos científicos da educação física brasileira | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mezzaroba, Cristiano | - |
dc.description.resumo | A pesquisa apresenta um estudo realizado sobre os conflitos que envolvem as relações de gênero nas aulas de Educação Física. Considerado como um estudo do tipo revisão sistemática, com caráter descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites das revistas de Educação Física brasileira com qualificação Qualis/CAPES de A1 a B2, no qual totalizamos 10 (dez) revistas selecionadas (Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática, Revista Brasileira de EF e Esporte/USP, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Motriz, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Revista Brasileira de Ciência e Movimento/UCB e Revista Licere/UFMG). O objetivo da pesquisa foi analisar as ações pedagógicas de professores de Educação Física para mediar conflitos relacionados às questões de gênero no contexto escolar. A amostra final de artigos selecionados para a amostra de dados, teve um total de 27 textos. Destacamos as revistas que mais publicaram sobre a temática, que foram a Motrivivência (UFSC) e a Movimento (UFRGS). É importante salientar que o conflito com relação a “agressividade” dos meninos, e a falta de habilidade das meninas durante a prática das aulas mistas, tiveram destaque nos artigos. Vale ressaltar que, não foi identificado ações pedagógicas operacionalizadas para todos os conflitos encontrados. | pt_BR |
dc.publisher.department | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara_Lopes_Ribeiro.pdf | 792,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.