Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19242
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRibeiro, Sara Lopes-
dc.date.accessioned2024-03-11T19:06:58Z-
dc.date.available2024-03-11T19:06:58Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationRibeiro, Sara Lopes. Relações de gênero na educação física : revisão sistemática a partir de periódicos científicos da educação física brasileira. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19242-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectGêneropor
dc.subjectResolução de conflitospor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleRelações de gênero na educação física : revisão sistemática a partir de periódicos científicos da educação física brasileirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mezzaroba, Cristiano-
dc.description.resumoA pesquisa apresenta um estudo realizado sobre os conflitos que envolvem as relações de gênero nas aulas de Educação Física. Considerado como um estudo do tipo revisão sistemática, com caráter descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa, os dados foram coletados nos sites das revistas de Educação Física brasileira com qualificação Qualis/CAPES de A1 a B2, no qual totalizamos 10 (dez) revistas selecionadas (Motrivivência, Movimento, Pensar a Prática, Revista Brasileira de EF e Esporte/USP, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Motriz, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Revista Brasileira de Ciência e Movimento/UCB e Revista Licere/UFMG). O objetivo da pesquisa foi analisar as ações pedagógicas de professores de Educação Física para mediar conflitos relacionados às questões de gênero no contexto escolar. A amostra final de artigos selecionados para a amostra de dados, teve um total de 27 textos. Destacamos as revistas que mais publicaram sobre a temática, que foram a Motrivivência (UFSC) e a Movimento (UFRGS). É importante salientar que o conflito com relação a “agressividade” dos meninos, e a falta de habilidade das meninas durante a prática das aulas mistas, tiveram destaque nos artigos. Vale ressaltar que, não foi identificado ações pedagógicas operacionalizadas para todos os conflitos encontrados.pt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Sara_Lopes_Ribeiro.pdf792,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.