Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19256
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Ensino de história numa perspectiva local: um roteiro iconográfico de igrejas do vale do Vaza Barris em Itaporanga d'Ajuda-SE
Autor(es): Silva, Douglas Leoni Rodrigues Melo da
Data do documento: 22-Fev-2024
Orientador: Souto, Paulo Heimar
Resumo: Este estudo tem por finalidade compreender o papel social, político e econômico das construções de templos católicos no município de Itaporanga d’Ajuda, Estado de Sergipe, ao longo do vale do rio Vaza-Barris entre os séculos XVII ao XIX, à fim de construir um roteiro iconográfico a ser utilizado nas escolas de Ensino Fundamental de Itaporanga d’Ajuda como suporte pedagógico ao ensino de História. Seguindo as ideias de Rui Moreira, as edificações religiosas de cunho católico eram partes integrantes da construção do espaço geográfico colonial do litoral nordestino pela metrópole portuguesa, inserida na paisagem rural da monocultura açucareira de exportação calcada no latifúndio e na escravização de povos nativos e africanos. Justifica-se a escolha do tema para ampliar estudos da História local e seu valor para Itaporanga d’Ajuda, sendo um referencial para o suporte pedagógico do corpo docente e para ampliação dos conhecimentos da realidade do próprio lugar pelos estudantes. Busca-se responder as seguintes indagações: Qual o significado histórico das igrejas seculares do município de Itaporanga d’Ajuda, as motivações de seus erguimentos, a função social que ela desempenhou nessa época? Como disseminar ao ensino de história o conhecimento dessas edificações e seu valor histórico? Para viabilizar este trabalho, foram empreendidas visitas de campo para coleta de imagens, pesquisa de registros documentais concernentes à preservação legal do patrimônio, levantamento de registros cartoriais e paroquiais, leituras referenciais contextualizando a sociedade de Itaporanga d’Ajuda no Brasil Colônia açucareiro entre os séculos XVII a XIX e a influência do pensamento católico nesse contexto histórico.
Abstract: Cette étude vise à comprendre le rôle social, politique et économique de la construction de temples catholiques dans la municipalité d'Itaporanga d'Ajuda, l’État de Sergipe, le long de la vallée de la fléuve Vaza-Barris entre les XVIIe et XIXe siècles, afin de construire une carte routière iconographique à utiliser dans les écoles élémentaires d'Itaporanga d'Ajuda comme support pédagogique pour l'enseignement de l'Histoire. Suivant les idées de Rui Moreira, les édifices religieux à caractère catholique faisaient partie intégrante de la construction de l'espace géographique colonial de la côte nord-est par la métropole portugaise, insérés dans le paysage rural de la monoculture d'exportation de sucre basée sur des grandes portions de terre et l'asservissement des peuples indigènes et africains. Le choix du thème est justifié pour élargir les études d'histoire locale et sa valeur pour Itaporanga d'Ajuda, étant une référence pour le soutien pédagogique de la faculté et pour élargir les connaissances des étudiants sur la réalité du lieu lui-même. L'objectif est de répondre aux questions suivantes : Quelle est la signification historique des églises laïques de la commune d'Itaporanga d'Ajuda, les motivations de leurs érections, la fonction sociale qu'elles remplissaient à cette époque ? Comment diffuser la connaissance de ces édifices et de leur valeur historique pour l'enseignement de l'histoire ? Pour rendre viable ce travail, des visites de terrain ont été entreprises pour recueillir des images, rechercher des notices documentaires concernant la préservation légale du patrimoine, enquêter sur des registres notariaux et paroissiaux, des lectures référentielles contextualisant la société d'Itaporanga d'Ajuda dans le Brésil sucrier entre le XVIIe siècle et XIXe siècle et l'influence de la pensée catholique dans ce contexte historique.
Palavras-chave: História
História de Sergipe
Ensino de história
História local
Itaporanga d’Ajuda (SE)
Templos católicos
Enseigner l'histoire
L’histoire locale
Des temples catholiques
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citação: SILVA, Douglas Leoni Rodrigues Melo da. Ensino de história numa perspectiva local: um roteiro iconográfico de igrejas do vale do Vaza Barris em Itaporanga d'Ajuda-SE. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19256
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLAS_LEONI_RODRIGUES_MELO_SILVA.pdf12,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.