Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Vanessa Carla dos Santos Macêdo-
dc.date.accessioned2024-03-12T13:18:31Z-
dc.date.available2024-03-12T13:18:31Z-
dc.date.issued2016-05-18-
dc.identifier.citationFarias, Vanessa Carla dos Santos Macêdo. Os filmes musicais no Brasil nas décadas de 1930 a 1950 : um estudo da performance dos cantores. São Cristóvão, 2016. Monografia (licenciatura em Música) – Departamento de Música, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19265-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectCinemapor
dc.subjectFilmes musicais brasileirospor
dc.subjectCanto (Música)por
dc.titleOs filmes musicais no Brasil nas décadas de 1930 a 1950 : um estudo da performance dos cantorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Aline Soares-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo das performances de cantores de filmes musicais nas décadas de 1930 a 1950 no Brasil. Primeiramente, foram apresentadas uma contextualização histórica e uma revisão bibliográfica sobre o surgimento do cinema, o surgimento dos musicais e, especificamente, dos musicais no Brasil, contemplando as principais empresas, artistas e filmes. Além disso, foram analisadas e comentadas as performances de quatro cantores de destaque que representaram os diferentes temas e fases das principais empresas do cenário do cinema brasileiro: a Cinédia, a Atlântida e a Vera Cruz. Os cantores escolhidos são, respectivamente: Carmen Miranda (Uma Noite no Rio); Oscarito e Grande Otelo (A Dupla do Barulho); Amácio Mazzaropi (Tristeza do Jeca). Foi escolhida uma canção de cada cantor para compor o quadro do estudo. Procurou-se fornecer com este trabalho: 1- uma breve revisão histórica sobre o cinema, sobre o cinema musical em Hollywood e no Brasil; 2- apresentar traços biográficos sobre os principais cantores do cinema musical brasileiro; 3- analisar aspectos vocais e gestuais desses cantores, estudo este sobre a performance que acredita-se ser inédito, por não ter sido encontrado nenhum tipo de trabalho similar durante a pesquisa. A metodologia utilizada teve por base aquela fornecida por Fausto Borém, Ana Taglianetti e Deniele Perotti Mello em seus trabalhos de análises de vídeos da cantora Elis Regina. Tem-se poucas fontes digitais a respeito do acervo desses filmes musicais selecionados, por isso tentou-se encontrar os que estavam em melhor estado de conservação da imagem. As observações sobre as performances abordam, de maneira sucinta, as relações entre música, imagem e texto. É importante ressaltar que, por as gravações de áudio serem feitas separadamente das de imagem nos filmes escolhidos, tornou-se necessário fazer considerações separadamente sobre o áudio e a imagem para depois tentar encontrar aspectos concordantes e discordantes entre elas. A intenção é contribuir para investigações no âmbito da performance, quiçá servir como um guia para novos trabalhos.pt_BR
dc.publisher.departmentDMU - Departamento de Música – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa_Carla_Santos_Macedo_Farias.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.