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dc.contributor.authorOliveira, Maria Luiza Vasconcelos Fernandes de-
dc.date.accessioned2024-03-21T11:07:04Z-
dc.date.available2024-03-21T11:07:04Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.identifier.citationOliveira, Maria Luiza Vasconcelos Fernandes de. A presença feminina na Segunda Guerra Mundial a partir dos filmes A batalha de Sevastopol (2015) e As Alvoradas aqui são tranquilas (2015). São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19295-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMulheres (história)por
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpor
dc.subjectMulheres (Exército soviético)por
dc.subjectFilmes históricospor
dc.titleA presença feminina na Segunda Guerra Mundial a partir dos filmes A batalha de Sevastopol (2015) e As Alvoradas aqui são tranquilas (2015)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Maynard, Andreza Cruz-
dc.description.resumoA aproximação do Cinema e História pode ser vista desde o momento que cineastas como George Méliès e Alice Guy-Blaché passam a utilizar o cinematógrafo como ferramenta para contar histórias, e, para isso se utilizam de fatos históricos em seus roteiros, resultando em filmes como Jeanne D’arc (1900) e Pigmaleon and Galatea (1898), de George Méliès, ou The birth, the life and the death of christ (1906) e L’enfant de la barricade (1907) de Alice GuyBlaché. Como aponta Maynard (2020), ainda hoje essa inspiração em fatos históricos continua sendo bem recebida, de modo que a produção cinematográfica com fundo histórico cresce cada vez mais. O século XX, principalmente as duas Grandes Guerras, são cenários dessas produções, como podemos visitar na produção recente Oppenheimer (2023). Bem como a Joana D’arc de Méliès, as mulheres da história continuam a tomar as telas dos cinemas. Governantes europeias como em Duas Rainhas (2018), as mulheres negras matemáticas de Estrelas Além do Tempo (2016) ou a história de Elizabeth Bishop, Lota Macedo e Mary Morse no filme brasileiro Flores Raras (2013) são algumas das várias produções que trazem a presença feminina de forma centrada. O objeto deste artigo, no entanto, não possui apenas gênero definido, como também nacionalidade. Estima-se que o contingente feminino do exército soviético alcançou a marca de 820.000, sendo essas combatentes e não combatentes (KRYLOVA, 2010). Visando adentrar não apenas a relação história e cinema, cinema e Segunda Guerra, mas, também, a história das mulheres com enfoque na União Soviética, esta pesquisa tomou como referência os filmes A 2 batalha de Sevastopol (2015) e As Alvoradas aqui são tranquilas (2015), para traçar uma análise da presença das mulheres soviéticas nos esforços da Segunda Guerra Mundial – ou Guerra Patriótica.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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