Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Luiza Vasconcelos Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T11:07:04Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T11:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Maria Luiza Vasconcelos Fernandes de. A presença feminina na Segunda Guerra Mundial a partir dos filmes A batalha de Sevastopol (2015) e As Alvoradas aqui são tranquilas (2015). São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19295 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Mulheres (história) | por |
dc.subject | Segunda Guerra Mundial | por |
dc.subject | Mulheres (Exército soviético) | por |
dc.subject | Filmes históricos | por |
dc.title | A presença feminina na Segunda Guerra Mundial a partir dos filmes A batalha de Sevastopol (2015) e As Alvoradas aqui são tranquilas (2015) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maynard, Andreza Cruz | - |
dc.description.resumo | A aproximação do Cinema e História pode ser vista desde o momento que cineastas como George Méliès e Alice Guy-Blaché passam a utilizar o cinematógrafo como ferramenta para contar histórias, e, para isso se utilizam de fatos históricos em seus roteiros, resultando em filmes como Jeanne D’arc (1900) e Pigmaleon and Galatea (1898), de George Méliès, ou The birth, the life and the death of christ (1906) e L’enfant de la barricade (1907) de Alice GuyBlaché. Como aponta Maynard (2020), ainda hoje essa inspiração em fatos históricos continua sendo bem recebida, de modo que a produção cinematográfica com fundo histórico cresce cada vez mais. O século XX, principalmente as duas Grandes Guerras, são cenários dessas produções, como podemos visitar na produção recente Oppenheimer (2023). Bem como a Joana D’arc de Méliès, as mulheres da história continuam a tomar as telas dos cinemas. Governantes europeias como em Duas Rainhas (2018), as mulheres negras matemáticas de Estrelas Além do Tempo (2016) ou a história de Elizabeth Bishop, Lota Macedo e Mary Morse no filme brasileiro Flores Raras (2013) são algumas das várias produções que trazem a presença feminina de forma centrada. O objeto deste artigo, no entanto, não possui apenas gênero definido, como também nacionalidade. Estima-se que o contingente feminino do exército soviético alcançou a marca de 820.000, sendo essas combatentes e não combatentes (KRYLOVA, 2010). Visando adentrar não apenas a relação história e cinema, cinema e Segunda Guerra, mas, também, a história das mulheres com enfoque na União Soviética, esta pesquisa tomou como referência os filmes A 2 batalha de Sevastopol (2015) e As Alvoradas aqui são tranquilas (2015), para traçar uma análise da presença das mulheres soviéticas nos esforços da Segunda Guerra Mundial – ou Guerra Patriótica. | pt_BR |
dc.publisher.department | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Luiza_Vasconcelos_Fernandes_Oliveira.pdf | 872,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.