Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19296
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantana, Mateus Freire de-
dc.date.accessioned2024-03-21T11:09:24Z-
dc.date.available2024-03-21T11:09:24Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationSantana, Mateus Freire de. A interpretação de fontes para o desenvolvimento do pensamento histórico : um estudo com estudantes do ensino médio. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19296-
dc.description.abstractSeeking to analyze how third-year high school students understand the procedures of historiographical work, we developed and applied in the classroom an activity focused on the interpretation of documentary sources from the 19th century, with questions that follow the exercise of documentary criticism. Based on the theoretical contributions of Peter Lee, we based this research on Second Order Concepts and Historical Thinking, carrying out a qualitative and quantitative analysis of the responses of 48 participating students, with the main aim of investigating their ability to locate the source in a historical context, argue about its authenticity and identify possible new learning acquired through the exercise of reading and interpreting the source.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectHistória (Didática)por
dc.subjectFonte históricapor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectHistorical thougheng
dc.subjectHistorical sourceeng
dc.titleA interpretação de fontes para o desenvolvimento do pensamento histórico : um estudo com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Aaron Sena Cerqueira-
dc.description.resumoBuscando analisar como estudantes do terceiro ano do Ensino Médio compreendem os procedimentos do trabalho historiográfico, elaboramos e aplicamos em sala de aula uma atividade voltada para a interpretação de fontes documentais do século XIX, com perguntas que seguem o exercício da crítica documental. A partir das contribuições teóricas de Peter Lee, fundamentamos essa pesquisa com base nos Conceitos de Segunda Ordem e do Pensamento Histórico, realizando uma análise quali-quantitativa das respostas de 48 estudantes participantes, tendo como intuito principal investigar a capacidade desses de situar a fonte em um contexto histórico, argumentar sobre sua autenticidade e identificar os possíveis novos aprendizados adquiridos através do exercício de leitura e interpretação da fonte.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mateus_Freire_Santana.pdf666,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.