Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Felipe dos-
dc.date.accessioned2024-03-25T13:02:53Z-
dc.date.available2024-03-25T13:02:53Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.identifier.citationSantos, José Felipe dos. O pH e a imunidade : desmistificando quimicamente fake news. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatra em Química) – Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19328-
dc.description.abstractThe dissemination of false news (fake news) has been a recurring problem and caused concern in different areas of society. This news spread misconceptions on social media. The number of publications and the speed of dissemination have attracted attention in recent years. In Brazil, it is estimated that there was a specific increase in new internet access between 2019 and 2021. This represents around 6% of the population, that is, 12 million people in a new (virtual) environment where False information is also propaganda. Science in general faces attacks caused by the dissemination of fraudulent news. In this context, chemical concepts were also affected by these characteristics. A concrete example is the loss of the concept of pH, which was accompanied by the statement that an increase in the levels of this parameter could result in an increase in immunity. Thus, this work aimed to investigate the impact of fake news on the chemical concepts of acidity and basicity among students at the Dom Luciano José Cabral Duarte Center of Excellence. The students carried out various activities, including solving questionnaires and participating in guided interviews, competitions and experimental activities related to the topic of pH and its relationship with immunity. The results revealed a significant improvement in the active participation of students (70% of students rated the classes as excellent) and an advance in understanding the concepts of acidity and basicity (40% of students showed a good understanding of the concepts of pH after the sequence of classes). This study highlights the importance and possibility of addressing the topic of fake news in the context of scientific education, identifying its potential impact on students' understanding of chemical concepts. When comparing the initial answers with the final questionnaires, an advance was presented in the understanding and comprehension of the concept of pH by the students. Through engaging pedagogical approaches, such as competition and practical activities, more effective learning and the demystification of misinformation were promoted. The perspectives point to the expansion and improvement of these strategies, seeking to mitigate the effects of fake news in chemistry teaching and promoting critical and solid scientific education among students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectFake newspor
dc.subjectAcidezpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectFake newseng
dc.subjectAcidityeng
dc.titleO pH e a imunidade : desmistificando quimicamente fake newspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Sussuchi, Eliana Midori-
dc.description.resumoA divulgação de fakes news (notícias falsas) tem sido um problema recorrente e causado preocupação em diversas áreas da sociedade. Essas notícias têm espalhado conceitos errados nas redes sociais. O número de publicação e a velocidade de divulgação chamaram a atenção nos últimos anos. No Brasil, estima-se que houve um aumento considerável de novos acessos à internet entre os anos de 2019 e 2021. Isso representa cerca de 6% da população, ou seja, 12 milhões de pessoas imensas em um novo ambiente (virtual) onde informações falsas também são propagandas. A ciência de forma geral enfrenta ataques significativos devido à disseminação de notícias fraudulentas. Nesse contexto, os conceitos químicos também foram afetados por este fenômeno. Um exemplo concreto é a distorção do conceito de pH, que foi acompanhada por afirmação de que uma elevação nos níveis desse parâmetro poderia resultar num aumento da imunidade. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar o impacto das fake news nos conceitos químicos de acidez e basicidade entre os alunos do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte. Os alunos realizaram diversas atividades, incluindo a resolução de questionários e participação em entrevistas guiadas, competições e atividades experimentais relacionadas com o tema pH e a sua relação com a imunidade. Os resultados revelaram uma melhora significativa na participação ativa dos estudantes (70% dos alunos avaliaram as aulas como ótimas) e um avanço no entendimento dos conceitos de acidez e basicidade (40% dos alunos mostraram bom embasamento acerca dos conceitos de pH após a sequência de aulas). Este estudo destaca a importância e possibilidade de se abordar o tema das fake news no contexto da educação científica, identificando seu potencial impacto na compreensão dos conceitos químicos pelos alunos. Quando comparadas as respostas iniciais com as dos questionários finais, foi observado um avanço na compreensão e entendimento do conceito de pH pelos estudantes. Através de abordagens pedagógicas engajadoras, como a competição e atividades práticas, promoveu-se uma aprendizagem mais efetiva e a desmistificação de informações equivocadas. As perspectivas apontam para a ampliação e melhoria dessas estratégias, buscando mitigar os efeitos das fake news no ensino de química e fomentando uma educação científica crítica e sólida entre os estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentDQI - Departamento de Química – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Epoglou, Alexandra-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Felipe_Santos.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.