Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ane Caroline Santana-
dc.contributor.authorCorreia, Dayanna Dantas-
dc.date.accessioned2024-03-25T13:05:31Z-
dc.date.available2024-03-25T13:05:31Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationSantos, Ane Caroline Santana; Correia, Dayanna Dantas. Ferramentas para o desenvolvimento e planejamento estratégico em farmácias comerciais. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Farmácia) – Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19329-
dc.description.abstractPharmacies, commercial health care establishments, are currently in an increasingly competitive retail scenario, and may not survive in the market if they do not adopt ideal strategic measures that provide better performance and highlight the company. Therefore, it is of the utmost importance that management be effective in order to bring about successful results and thus guarantee growth and stability to the business. The literature review in question aims to identify tools that are used to improve the development of effective strategic planning that enables the rise of pharmacies from the adoption of good management. A bibliographical research was carried out on the SciELO, CAPES, Google Scholar and Pubmed platforms, whose data collection was carried out from May to June 2023, in Portuguese and English. We conclude that, when used effectively, the strategic tools: SWOT Analysis, Balanced Scorecard, Value Chain, Five Competitive Forces and Six Sigma, grant pharmacy success through competitive advantage, acquired through ideal strategic planning.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFarmáciapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectIndústria farmacéuticapor
dc.subjectFarmácia comercialpor
dc.subjectDrogariaspor
dc.subjectFarmacologiapor
dc.titleFerramentas para o desenvolvimento e planejamento estratégico em farmácias comerciaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Di Pietro, Giuliano-
dc.description.resumoAs farmácias, estabelecimentos comerciais de assistência à saúde, atualmente, encontram-se em um cenário de varejo cada vez mais competitivo, podendo não sobreviver no mercado caso não adote medidas estratégicas ideais que proporcionem melhor desempenho e destaque da empresa. Destarte, é de suma importância que a administração seja efetiva para ocasionar resultados com êxito e assim, garantir crescimento e estabilidade ao negócio. A revisão de literatura em questão tem como objetivo identificar ferramentas que são utilizadas para melhorar o desenvolvimento de um planejamento estratégico efetivo que possibilite à ascensão das farmácias a partir da adoção de uma boa gestão. Fez-se uma pesquisa bibliográfica nas plataformas SciELO, CAPES, Google scholar e Pubmed, cuja coleta de dados foi realizada de maio a junho de 2023, nos idiomas português e inglês. Concluímos que, quando utilizadas de maneira efetiva, as ferramentas estratégicas: Análise SWOT, Balanced Scorecard, Cadeia de Valor, Cinco Forças Competitivas e Seis Sigmas, concedem o sucesso da farmácia por meio da vantagem competitiva, adquirida através do planejamento estratégico ideal.pt_BR
dc.publisher.departmentDFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ane_Caroline_Santana_Santos_&_Dayanna_Dantas_Correia.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.