Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19333
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | The Avaliator : uma ferramenta web para avaliação de qualidade de código-fonte de aprendizes de programação em Python |
Autor : | Resende, Erick Santos |
Fecha de publicación : | 4-mar-2024 |
Director(a): | Costa Neto, Alberto |
Resumen: | Um dos problemas encontrados por professores no ensino da programação é a dificuldade de corrigir códigos-fonte e quantificar a qualidade dos mesmos. Por isso, em 2021 foi criada uma ferramenta que compara os códigos-fonte de professor e alunos, para em seguida determinar a sua qualidade a partir de métricas definidas. Entretanto, a ferramenta não possuia uma interface de utilização, dificultando o processo de avaliação e o tornando desgastante pois requer que sejam salvos manualmente os códigos-fonte dos alunos e do professor. Dessa forma, este projeto trata do desenvolvimento de uma aplicação web que avalie códigos-fonte a partir do uso dessa ferramenta, em conjunto com uma conexão com o juiz online The Huxley para acessar automaticamente os dados de exercícios e subsmissões que existem no site. A ferramenta desenvolvida faz com que os professores que já usam o The Huxley na prática das disciplinas de programação tenham um sistema de pontuação de código-fonte que os ajude a determinar os pontos fortes e fracos de cada aluno, pois a ferramenta permite detectar soluções com métricas melhores ou piores que a do professor, o qual pode analisar as razões das soluções serem tão divergentes da sua e entrar em contato diretamente com o aluno sobre aquela solução específica. |
Resumen : | One of the challenges faced by programming educators is the difficulty of grading source code and objectively assessing its quality. In response to this, a tool was developed in 2021 that compares source code from both teachers and students, subsequently determining its quality based on predefined metrics. However, the tool lacked a user-friendly interface, complicating the evaluation process and making it cumbersome as it required manual saving of student and teacher source codes. This project focuses on the development of a web application that evaluates source code using this tool, in conjunction with a connection to the online judge The Huxley to automatically access exercise and submission data on the platform. The developed tool provides programming educators who already use The Huxley in their teaching practices with a source code scoring system, aiding them in identifying each student’s strengths and weaknesses. The tool enables the detection of solutions with metrics that are better or worse than those of the teacher, allowing the analysis of reasons for such divergences and facilitating direct communication with the student regarding specific solutions. |
Palabras clave : | Ciência da computação Ensino superior (UFS) The Huxley Avaliação de código-fonte Software de avaliação The Huxley Source code evaluation Evaluation Software |
Área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DCOMP - Departamento de Computação – Ciência da Computação – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Resende, Erick Santos. The Avaliator : uma ferramenta web para avaliação de qualidade de código-fonte de aprendizes de programação em Python. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19333 |
Aparece en las colecciones: | Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Erick_Santos_Resende.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.