Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marcos Gabriel Nunes da-
dc.date.accessioned2024-05-06T12:00:42Z-
dc.date.available2024-05-06T12:00:42Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.citationSilva, Marcos Gabriel Nunes da. Aprendizado duradouro das Leis de Newton : uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Itabaiana, 2023. Monografia (licenciatura em Física) – Departamento de Física, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19338-
dc.description.abstractThe present work was based on Ausubel’s Theory of Meaningful Learning and implemented a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) with the purpose of teaching Newton’s Laws to two first-year high school classes. The central objective was to present the UEPS methodology and evaluate its impact on classes, adopting a qualitative approach. Data collection played a crucial role in the development of the study. We used two complementary approaches: observation recorded in a logbook and the application of questionnaires answered by students. The results obtained indicate that the established objectives were achieved. The approach adopted favored meaningful learning, enabling a solid and lasting understanding of Newton’s Laws on the part of students. This work highlights the effectiveness of Ausubel’s Meaningful Learning Theory and UEPS as innovative pedagogical strategies in science teaching and emphasizes the importance of meaningful learning in the construction of knowledge and the development of more effective and lasting learning in the field of science.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectLeis de Newtonpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectUnidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)por
dc.subjectNewton’s Laweng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectPotentially Significant Teaching Unit (UEPS)eng
dc.titleAprendizado duradouro das Leis de Newton : uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Celso José Viana-
dc.description.resumoO presente estudo baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e implementou uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com o propósito de ensinar as Leis de Newton a turmas do primeiro ano do ensino médio. O objetivo central foi apresentar a metodologia da UEPS e avaliar seu impacto nas turmas, adotando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do estudo. Utilizamos duas abordagens complementares: a observação ao registrada em um diário de bordo e a aplição de questioários respondidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que os objetivos estabelecidos foram alcançados. A abordagem adotada favoreceu a aprendizagem significativa, possibilitando uma compreensão sólida e duradoura das Leis de Newton por parte dos alunos. Este trabalho ressalta a eficácia da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da UEPS como estratégias pedagógicas inovadoras no ensino das ciências e enfatiza a importância da aprendizagem significativa na construção do conhecimento e no desenvolvimento de um aprendizado mais eficaz e duradouro no campo das ciências.pt_BR
dc.publisher.departmentDFCI - Departamento de Física – Física – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Gabriel_Nunes_Silva.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.