Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaldas, Eline Silva Santos-
dc.date.accessioned2024-05-10T19:03:03Z-
dc.date.available2024-05-10T19:03:03Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationCALDAS, Eline Silva Santos. A dança das Ayabas: uma análise da gestualidade e da expressividade da Ayaba Yemanjá no vídeodança “Mares” de Michelle Pereira. 2024. 23 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19346-
dc.description.abstractThis article analyzes the creation process and choreographic structure of the dance of the female orixás, especially the Ayaba Yemanjá, based on the video dance “Mares” teacher, dancer and choreographer Michelle Pereira. This article was carried out through a bibliographic review of other articles, books and specialized research websites related to the topic, which constitutes an exploratory study of the literature review type. The methodology used was qualitative, bibliographic, videographic and descriptive in nature. The results revealed that the language of gestures and movements is choreographed with specific gestures and signs that express characteristics of feminine visions, which intersect with the bodily experiences that dancers develop during the performance process and in their daily lives. It can be concluded that, although the Ayabas dance is a dance created for a spectacular context, we saw that it is projected by movements and meanings that show the plasticity, drama and religiosity resulting from African matrices.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectReligiosidadepor
dc.subjectIemanjápor
dc.subjectOrixápor
dc.subjectAyabapor
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectGestureseng
dc.subjectReligiosityeng
dc.titleA dança das Ayabas: uma análise da gestualidade e da expressividade da Ayaba Yemanjá no vídeodança “Mares” de Michelle Pereirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Marcelo Moacyr-
dc.description.resumoO presente artigo analisa o processo de criação e a estrutura coreográfica da dança dos orixás femininos, sobretudo, a Ayaba Yemanjá, a partir do vídeodança “Mares”, da professora, bailarina e coreógrafa Michelle Pereira. Este artigo foi realizado por meio de revisão bibliográfica de outros artigos, livros e sites especializados de pesquisa relacionados ao tema, o que constitui um estudo exploratório tipo revisão da literatura. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, bibliográfica, videográfica e descritiva. Os resultados revelaram que a linguagem dos gestos e movimentos é coreografada com gestos e sinais específicos que expressam características das divindades femininas, que se cruzam com as experiências corporais que as dançarinas/bailarinas desenvolvem durante o processo de performance e do cotidiano de cada uma delas. Pode-se concluir que, embora a dança das Ayabas seja uma dança criada para um contexto espetacular, vimos que ela é caracterizada por movimentos e significados que mostram a plasticidade, o drama e a religiosidades inerentes às matrizes africanas.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Ramon Diego Fonseca-
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eline_Silva_Santos_Caldas.pdf286,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.