Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1934
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Carlos Magno | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T20:43:10Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14T20:43:10Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, C. M. O modelo cultural de leitura. Nonada Letras em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 18, p. 167-183, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/view/572>. Acesso em: 14 fev. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-9893 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1934 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta algumas reflexões teóricas sobre o ensino de leitura como uma estratégia de formação de professores de língua portuguesa, utilizando as questões etnicorraciais propostas pela Lei 10.639/03. Trata-se da construção de um modelo de leitura de abordagem estético-cultural que privilegia a alteridade nas questões identitárias. Partindo dos conceitos de leitura interdisciplinar propostos por Regina Zilberman e Ezequiel Teodoro, e de identidade e alteridade por Stuart Hall e Homi Bhabha, adota-se uma pedagogia inclusiva com destaque para os aspectos ideológicos de produção e recepção de textos._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper presents some theoretical reflections about the teaching of reading as a strategy for training Portuguese language teachers in relation to the ethnic-racial issues proposed by the Law 10.639/03. It is about the building of a model of reading in an aesthetic-cultural approach that focuses on alterity in identitary issues. Based on the concepts of interdisciplinary reading proposed by Ezekiel Terry and Regina Zilberman, and identity and alterity by Stuart Hall and Homi Bhabha, an inclusive pedagogy with emphasis on the ideological aspects of production and reception of texts is adopted. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Leitura e cidadania | pt_BR |
dc.subject | Identidade afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Reading and citizenship | pt_BR |
dc.subject | African-Brazilian identity | pt_BR |
dc.title | O modelo cultural de leitura | pt_BR |
dc.title.alternative | The cultural model of reading | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DELI - Artigos de periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ModeloCulturalLeitura.pdf | 123,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.