Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1934
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGomes, Carlos Magno-
dc.date.accessioned2017-02-14T20:43:10Z-
dc.date.available2017-02-14T20:43:10Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationGOMES, C. M. O modelo cultural de leitura. Nonada Letras em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 18, p. 167-183, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/view/572>. Acesso em: 14 fev. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9893-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1934-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta algumas reflexões teóricas sobre o ensino de leitura como uma estratégia de formação de professores de língua portuguesa, utilizando as questões etnicorraciais propostas pela Lei 10.639/03. Trata-se da construção de um modelo de leitura de abordagem estético-cultural que privilegia a alteridade nas questões identitárias. Partindo dos conceitos de leitura interdisciplinar propostos por Regina Zilberman e Ezequiel Teodoro, e de identidade e alteridade por Stuart Hall e Homi Bhabha, adota-se uma pedagogia inclusiva com destaque para os aspectos ideológicos de produção e recepção de textos._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper presents some theoretical reflections about the teaching of reading as a strategy for training Portuguese language teachers in relation to the ethnic-racial issues proposed by the Law 10.639/03. It is about the building of a model of reading in an aesthetic-cultural approach that focuses on alterity in identitary issues. Based on the concepts of interdisciplinary reading proposed by Ezekiel Terry and Regina Zilberman, and identity and alterity by Stuart Hall and Homi Bhabha, an inclusive pedagogy with emphasis on the ideological aspects of production and reception of texts is adopted.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitterpt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectLeitura e cidadaniapt_BR
dc.subjectIdentidade afro-brasileirapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectReading and citizenshippt_BR
dc.subjectAfrican-Brazilian identitypt_BR
dc.titleO modelo cultural de leiturapt_BR
dc.title.alternativeThe cultural model of readingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseDireitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)pt_BR
Aparece en las colecciones: DELI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ModeloCulturalLeitura.pdf123,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.