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Tipo de Documento: Monografia
Título : Os Jogos eletrônicos MOBA como ferramentas na aprendizagem da língua inglesa : a perspectiva entre jogadores de League of Legends
Autor : Lima, Lucas Gomes
Fecha de publicación : 2023
Director(a): Teles, Thadeu Vinícius Souza
Resumen: Esta pesquisa se caracteriza como exploratória de caráter qualitativo e quantitativo, tendo como objetivo analisar os jogos eletrônicos MOBA e seu possível auxílio no desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa entre jogadores do jogo League of legends. Buscou-se responder como a interação nesse jogo, que é nativamente desenvolvido na língua inglesa, pode contribuir com o desenvolvimento do idioma inglês. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, visando identificar as bases para a aprendizagem do idioma e as didáticas envolvidas nesse processo. A seguir, verificou-se a efetividade do jogo como ferramenta no desenvolvimento do idioma. Para essa etapa, a revisão bibliográfica buscou os processos de aprendizagem cientificamente mais precisos para o desenvolvimento dos alunos, além das ferramentas mais competentes para o cenário. Com isso, foram examinados os elementos do jogo, como a comunicação interna, falas dos personagens e jogabilidade e os resultados demonstraram que os videogames podem desempenhar um papel significativo na aprendizagem de um segundo idioma, superando as abordagens tradicionais de ensino, de acordo com a percepção dos informantes. Este estudo oferece novas perspectivas sobre a utilidade dos jogos eletrônicos como ferramenta educacional, destacando sua eficácia na promoção da aprendizagem autônoma e motivada da língua estrangeira.
Resumen : This research is characterized as exploratory of a qualitative and quantitative nature, aiming to analyze MOBA electronic games and their possible assistance in the development of English language learning among players of the game League of Legends. We sought to answer how interaction in this game, which is natively developed in the English language, can contribute to the development of the English language. Initially, a systematic review of the literature was carried out, aiming to identify the bases for learning the language and the teaching methods involved in this process. Next, the effectiveness of the game as a tool in language development was verified. For this stage, the literature review sought the most scientifically accurate learning processes for student development, in addition to the most competent tools for the scenario. With this, game elements were examined, such as internal communication, character speech and gameplay and the results demonstrated that video games can play a significant role in learning a second language, surpassing traditional teaching approaches, according to the informants’ perception. This study offers new perspectives on the usefulness of electronic games as an educational tool, highlighting their effectiveness in promoting autonomous and motivated foreign language learning.
Palabras clave : Secretariado executivo
Ensino superior (UFS)
MOBA
League of Legends
Jogos eletrônicos
Aprendizagem
Learning
Língua inglesa
Área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citación : Lima, Lucas Gomes. Os jogos eletrônicos MOBA como ferramentas na aprendizagem da língua inglesa : a perspectiva entre jogadores de League of Legends. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19369
Aparece en las colecciones: Secretariado Executivo

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