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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19389
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Currículo dos desejos: integrando subjetividades, construindo eus |
Autor(es): | Bertoldo, Tássia Alexandre Teixeira |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Orientador: | Cardoso, Lívia de Rezende |
Resumo: | Nos últimos anos, os debates em torno da produção de currículos a partir da BNCC nas políticas públicas educacionais no Brasil vêm ganhando protagonismo. Tal protagonismo se evidencia, nos processos de elaboração dos currículos estaduais e municipais para a educação básica, quando apontam para o autoritarismo, imposições e retrocessos revestidos de uma falsa democracia. Nesse contexto, tomo, para esta tese, o Currículo de Sergipe como objeto de investigação, tendo em vista que esse currículo é produzido por discursos neoliberais para produzir e governar sujeitos. O argumento geral é de que o Currículo de Sergipe deseja e faz desejar a formação de eus produzidos e normalizados através de uma governamentalidade, demandando a produção de sujeitos-versáteis. Como composição metodológica proponho esta investigação impulsionada pelas teorias pós-críticas. Nesse sentido, trilho fazendo matutâncias como possibilidade de produção de dados olhando não apenas para o currículo-documento, mas também para os currículos das atividades centrífugas a ele: cursos de formação, projetos, lives, conversas presenciais ou em WhatsApp, reuniões e aulas presenciais ou virtuais. É a partir da análise do discurso e da governamentalidade foucaultiana que compreendo as nuances da engrenagem das políticas de reformas curriculares neoliberais na contemporaneidade. Nas problematizações aqui matutadas, foi possível compreender que há uma articulação de elementos como estratégia governamental atual e estas tem acontecido de forma legitimada e materializada nesse currículo oficial. Dentre eles, estão características semelhantes a da autoajuda que atravessam muitas das práticas curriculares através de habilidades para o autoconhecimento e a autorregulação definindo um eu capaz de se reconhecer a si mesmo como individualidade capaz de se transformar, de desaprender condutas adquiridas, mas de aprender outrasformas de se conduzir para que tenha sucesso. Outra característica é a de que o documento mantém uma concepção de diversidade que pouco avança nas questões da diferença. Nesse sentido, utiliza-se do respeito como uma forma de governamento exercido como estratégia de apaziguamento das desigualdades e produção de um sujeito que em vez de questionar aceita, respeita e tolera. Além disso, evidenciou-se o quanto e como a sustentabilidade imbricada no currículo segue uma racionalidade neoliberal desejando e produzindo sujeitos que se responsabilizem individual e coletivamente a serem sustentáveis sem deixar de consumir, mantendo indústrias e os estilos de vida consumidoras inabaláveis. O Currículo de Sergipe: Integrar e Construir é um artefato que deseja produzir subjetividades integrando eus sendo eles coachizados, apaziguadores e consumidores-responsáveis construindo sujeitosversáteis. |
Palavras-chave: | Educação Estudo e ensino da educação Currículos Educação e Estado Pedagogia crítica Governamentalidade Desejo Produção de sujeitos |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BERTOLDO, Tássia Alexandre Teixeira. Currículo dos desejos: integrando subjetividades, construindo eus. 2023. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19389 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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